Existem situações em que não é possível completar um problema, ou uma tarefa desejada, somente com os comandos e fórmulas do Excel. E é nessas situações que se deve fazer uso das Macros e da Programação. 

O que são?

Uma macro nada mais é que uma sequência de comandos e funções armazenados em um módulo de VBA e pode ser usada sempre que você precisar executar a tarefa, funcionando, portanto, como uma espécie de atalho. É usada, muitas vezes, para tarefas repetitivas, visando menor perda de tempo em etapas demoradas, automatizando-as. A macro gravada no Excel, armazena suas informações referente a cada etapa realizada a medida que você vai executando uma série de comandos.

Imagine que você tem que fazer, diariamente um processo de 30 etapas. Após você gravar sua macro você só precisará apertar um botão e estas 30 etapas serão feitas automaticamente em questão de segundos.

Como criar as macros?

Existem duas maneiras de se criar uma macro: através do uso de uma VBA, ou, usando o "gravador de macro", no menu do Excel. Portanto, as macros são programações, mas para usá-las você não precisa ser um desenvolvedor e nem mesmo ter conhecimento de programação, pois sua linguagem é bem acessível. Ao criar uma macro, você escolhe uma tecla que servirá de atalho para seu comando, facilitando sua execução.

Como gravá-las?

Antes de gravar uma macro, planeje as etapas e os comandos que você deseja que a macro execute. Se cometer um erro durante a gravação os erros serão armazenados como passo do processo e repetidas todas as vezes. Ao gravar, o VBA armazena cada macro em um novo módulo anexado a uma pasta de trabalho. E, ao ser executada, cada comando VBA corresponde a uma ação efetiva da macro.

Veja neste link como gravar uma macro passo a passo.

Já, a partir do momento que você dominar a linguagem VBA, poderás criar uma macro digitando os comandos necessários. Isto pode ser feitos através de um editor de VBA, disponível no Excel.

Por que devo usá-las?

As macros, acima de tudo, economizam tempo, pois com as tarefas já automatizadas não haverá a necessidade de se realizar o processo manualmente todas as vezes. Estas podem ser usadas em tarefas repetitivas de produção de documentos, simplificar tarefas cansativas ou criar soluções, como automatizar a criação de documentos que você e seus colegas de trabalho usam regularmente. Os usuários com experiência em VBA podem usar macros para criar suplementos personalizados que incluem modelos, caixas de diálogo e até mesmo armazenam informações para uso repetido.

Além disso, no que tange a segurança, a Microsoft Excel fornece uma boa proteção contra vírus que podem ser transmitidos através das macros. Se caso você compartilhar macros com outros usuários, podes certificá-las com uma assinatura digital de forma que os outros usuários possam verificar que as macros são de origem confiável, por exemplo. Portanto, sempre ao abrir uma pasta de trabalho que contenha macros, verifique a origem das mesmas antes de ativá-las.

Aplicações

Veja alguns casos em que as Macros podem ser utilizadas:

  • Para criar uma tela de boas vindas. Aqui
  • Inserir um marcador personalizado. Aqui

Programando em VBA

E se você já tem uma experiência maior e consegue criar seus próprios códigos - ou quer aprender - clique aqui e confira as aulas do nosso minicurso de programação VBA