fechar

Aprender Excel

APRENDER EXCEL

DICAS E NOVIDADES SOBRE EXCEL

O que são Macros no Excel?

por: Felipe Paranhos em VBA, no dia 24/10 | 15:23 atualizado em 25/08 | 08:10

Existem situações em que não é possível completar um problema, ou uma tarefa desejada, somente com os comandos e fórmulas do Excel. E é nessas situações que deve-se fazer uso do Macros e da Programação. A linguagem de programação tanto para o Excel, como para os demais do Pacote Office, é o VBA (Visual Basic for Applications), que consiste em uma série de códigos de comando.

O QUE SÃO?

Uma macro nada mais é que uma sequência de comandos e funções armazenados em um módulo de  VBA e pode ser usada sempre que você precisar executar a tarefa, funcionando, portanto, como uma espécie de atalho. É usada, muitas vezes, para tarefas repetitivas, visando menor perda de tempo em etapas demoradas, automatizando-as. A macro gravada no Excel, armazena suas informações referente a cada etapa realizada a medida que você vai executando uma série de comandos.

Existem, contudo, duas maneiras de se criar uma macro: através do uso de uma VBA, ou, usando o 'gravador de macro', no menu do Excel. Portanto, as macros são programações, mas para usá-las, você não precisa ser um desenvolvedor e nem mesmo ter conhecimento de programação, pois sua linguagem é bem acessível. Ao criar uma macro, você escolhe uma tecla que servirá de atalho para seu comando, facilitando sua execução.

COMO GRAVÁ-LAS?

Antes de gravar uma macro, planeje as etapas e os comandos que você deseja que a macro execute. Se cometer um erro durante a gravação, as correções feitas também são gravadas. Ao gravar, o VBA armazena cada macro em um novo módulo anexado a uma pasta de trabalho. E, ao ser executada, cada comando VBA corresponde a uma ação efetiva da macro.

Já, a partir do momento que dominares a linguagem VBA, poderás criar uma macro digitando os comandos necessários. Isto pode ser feitos através de um editor de VBA, disponível no Excel. Leia mais sobre VBA!

POR QUE DEVO USÁ-LAS?

As macros, acima de tudo, economizam tempo, pois com as tarefas já automatizadas, não haverá a necessidade de se realizar o processo todo manualmente. Estas podem ser usadas em tarefas repetitivas de produção de documentos, simplificar tarefas cansativas ou criar soluções, como automatizar a criação de documentos que você e seus colegas de trabalho usam regularmente. Os usuários com experiência em VBA podem usar macros para criar suplementos personalizados que incluem modelos, caixas de diálogo e até mesmo armazenam informações para uso repetido.

Além disso, no que tange a segurança, a Microsoft Excel fornece uma boa proteção contra vírus que podem ser transmitidos através das macros. Se caso você compartilhar macros com outros usuários, podes certificá-las com uma assinatura digital de forma que os outros usuários possam verificar que as macros são de origem confiável. Portanto, sempre ao abrir uma pasta de trabalho que contenha macros, verifique a origem das mesmas antes de ativá-las.

APLICAÇÕES

Veja alguns casos em que as Macros podem ser utilizadas:

Para criar uma tela de boas vindas. Aqui

Inserir um marcador personalizado. Aqui

 

Aproveitem esta dica pessoal, essa é uma das funções mais uteis do Excel e pode lhe poupar muita dor de cabeça.