Trabalhar no Excel muitas vezes causa uma certa dor de cabeça em muita gente e quando se fala em criar gráficos, tabelas dinâmicas e outras coisas mais ai sim o problema está criado. Aqui irei mostrar algumas dicas para melhorar a aparência de seus gráficos no Excel.

1. Visualize um gráfico e os dados utilizados para criá-lo lado a lado escolhendo Janela, Dividir.

2. Com o gráfico e a planilha visualizados lado a lado, você pode adicionar outro série de dados ao gráfico clicando e arrastando-a da planilha e deixando-a dentro do gráfico.

3. Mude o tipo de gráfico que gerou escolhendo Formatar, tipo de gráfico e selecione um tipo diferente de gráfico.

4. Para formatar uma série em particular em um gráfico, selecione-a primeiro e escolha Formatar, Sombreamento e cores e a série escolhida será aquela selecionada na caixa de diálogo.

5. Para dividir em pedaços um gráfico (em formato de "torta"), selecione o pedaço a cortar e escolha Formatar, Linhas e barras e defina as opções para cada série.

6. Quando estiver selecionando dados como porcentagens, escolha cada série em um eixo diferente, assim você pode ver os valores menores.

7. Para mudar um gráfico para utilizar dois eixos verticais, escolha Formatar, Dois eixos verticais e selecione o eixo para utilizar em cada série que estiver fazendo.

8. Para utilizar um eixo logarítmico para estabelecer seus dados, crie um gráfico normal e então Formatar, Eixo vertical e habilite a caixa Utilizar escala logarítmica.

9. A formatação utilizada para dados em um eixo vertical de um gráfico é a mesma formatação que é aplicada ao primeiro número na primeira série selecionada, assim, defina esse número de formatação para aquele que deseja para seu gráfico.

Aproveitem esta dica pessoal, essa é uma das funções mais uteis do Excel e pode lhe poupar muita dor de cabeça.