Algum dia você já se deparou com um documento Excel contendo várias planilhas e não gostou muito da ideia de ter que ficar alternando de uma para outra? Você sabia que é possível criar botões de atalho para estas planilhas no documento? Esta tarefa é de tamanha facilidade que pode ser feita com apenas poucos minutos de trabalho, o que lhe proporcionará muita praticidade e evitará a perca de tempo.

A criação de botões para servirem de atalho é realizada através da opção hiperlink, a qual permite criar esta conexão entre as planilhas. Estes botões são criados numa planilha em branco do documento, onde servirá como porta de entrada para os demais. Para isso, iremos utilizar um documento de controle empresarial, contendo uma série de áreas de informações separadas em distintas planilhas.

  1. Nomeie as planilhas, criando novas quando necessário, e reserve a primeira pra ser nossa Home, ou seja, página inicial.

  1. Na planilha Home, crie algumas formas (através da aba Inserir e Formas), que serão utilizadas como botões.

  1. Crie formas suficientes para todas as planilhas criadas.

DICA: Após criar uma forma, esta pode ser copiada e colada várias vezes, afim de evitar o trabalho de ter que criá-las toda vez.

  1. Nomeia as formas de acordo com a nomenclatura das planilhas. Ao dar dois cliques sobre ela, você irá ser remetido à aba de formatação, onde irá dispor de opções de formato de letras e colorações.

  1. Agora, para linkarmos os botões com as planilhas do documento, clique com o botão direito do mouse na primeira forma e selecione Hiperlink...

  1. Irá ser remetido a uma janela onde é possível linkar páginas da web, documentos existente ou novos, entre outros. Neste caso, iremos optar por Colocar neste documento, onde teremos a disposição as planilhas criadas; opte pela referente ao botão e confirme.

  1. Perceba que ao posicionar o mouse sobre o botão, aparecerá o link do mesmo e ao clicar sobre ele, você será remetido a planilha de destino.

  1. Repita o mesmo procedimento nos demais botões.

Acabado estes passos, você terá um página inicial com botões de atalho para o seu documento Excel, onde passará a acessar suas planilhas de uma maneira rápida e facilitada.

Problemas com o download?

Veja nosso tutorial e saiba como resolver qualquer tipo de problema que você enfrentar para baixar, abrir ou executar nossas planilhas.