Quem, algum dia, não teve problemas com palavras mais longas escritas no Excel que sobressaíram sua célula e invadiam a célula ao lado? Pois bem, com o uso de uma simples ferramenta oferecida pelo próprio software, é possível fazer uma quebra de texto automática, ou seja, fazer com que o texto seja redimensionado, aumentando a sua altura da célula. Com isso, não necessitamos efetuar o aumento da largura da coluna manualmente, o que torna a planilha, muitas vezes, com uma aparência desorganizada.

Para exemplificarmos esta ferramenta, iremos fazer o uso de uma planilha simples contendo alguns modelos de celulares recebidos por uma revenda, onde constam suas informações e respectivas quantidades.

Perceba que, tanto a coluna Modelos quanto a Detalhes, não estão com seus textos totalmente visíveis. Para que tenhamos visibilidade total do texto, sem interferência na largura da coluna, usaremos a Quebra de Texto Automática da seguinte maneira:

1 - Marque na planilha as células que estão parcialmente invisíveis. Após, localize no menu Início da barra de ferramentas, na seção Alinhamento, a opção Quebrar Texto Automaticamente.

2 - Observe que a altura das células foi modificado a ponto de permitir a visualização total do conteúdo das mesmas, sem interferir na sua largura inicial estabelecida.

Agora sua nova planilha está pronta, organizada e esteticamente bonita. Aos poucos, você ficará a par destas tantas ferramentas essenciais que o Excel nos dispõe a fim de facilitar nossos trabalhos diários. Traga-as ao seu cotidiano!

Aproveitem esta dica pessoal, essa é uma das funções mais uteis do Excel e pode lhe poupar muita dor de cabeça.