fechar

Aprender Excel

APRENDER EXCEL

DICAS E NOVIDADES SOBRE EXCEL

Função =Aleatório e =AleatórioEntre no Excel

por: Felipe Paranhos em Tutoriais, no dia 25/11 | 14:05 atualizado em 26/10 | 08:01

Quantas vezes desejou obter um número aleatório sem ter que escolhê-lo mentalmente, e ainda este ser trocado toda vez que a planilha for aberta?  O Excel possui duas funções destinadas para este fim: uma onde se obterá um valor aleatório entre 0 e 1, e outra onde poderás escolher um intervalo determinado de números em que se quer retirar um ao acaso.

Confira apenas uma das coisas que podemos fazer com estas 2 funções: Planilha de disposição aleatória de dados sem repetição 

=ALEATÓRIO

Esta função é usada quando se deseja obter um valor aleatório entre 0 e 1, retornando um número distinto cada vez que a planilha for acessada. Para fazer isto, basta seleciona a célula onde queira que o valor seja dado e aplicar a função =ALEATÓRIO() , sem argumento algum dentro dos parênteses; e dar um ENTER.

Obterás, assim, um número aleatório qualquer com seis casa decimais que podem ser aumentadas ou diminuídas através do menu da aba Ínicio de ferramentas.

 

 =ALEATÓRIOENTRE

Esta função, por sua vez, disponibiliza optar por um intervalo numérico onde se quer que o número aleatório seja retirado. Igualmente à função anterior, esta também modifica o valor aleatório toda vez que a planilha for acessada. Para que possamos realizar esta tarefa, suponha que você tem uma série de valores numéricos correspondentes a um sorteio que será feito e, em uma célula ao lado desta relação, deseja-se obter um número, dentre aqueles mencionados, para que seja sorteado de forma aleatória. Então, proceda da seguinte maneira:

1. Disponha os valores numéricos referentes ao sorteio e reserve uma célula ao lado para o resultado.

 

2. Na célula responsável pelo resultado, iremos aplica a função =ALEATÓRIOENTRE(inferior; superior), onde devemos selecionar os valores inicial e final do sorteio, portanto, aplique =ALEATÓRIOENTRE(A2;A26) e dê um ENTER, obtendo o resultado.

 

Aproveitem esta dica pessoal, essa é uma das funções mais uteis do Excel e pode lhe poupar muita dor de cabeça.