Realizar a fatoração de um número não é uma tarefa difícil, porém se torna cansativa se você não tem a disposição uma calculadora científica, por exemplo. De modo a reduzir a perca de tempo e lhe trazer mais praticidade, o Excel dispõe de uma função específica para o cálculo de fatorial, além de outra onde é possível calcular o fatorial duplo de um número, que corresponde a uma maneira distinta de calcular utilizando esta operação matemática. De modo a esclarecer melhor o assunto, vamos ver cada uma das funções separadamente.

=Fatorial()

O fatorial simples, nada mais é que o produto de um número e todos os seus antecessores, incluindo si próprio e excluindo o zero. A representação é feita pelo número fatorial seguido do sinal de exclamação, n! .

Exemplo: 6! = 6 * 5 * 4 * 3 * 2 * 1 = 720

OBSERVAÇÃO: a fatoração de um número jamais será zero, ou seja, o fatorial do número zero (0!) será 1.

A função desta operação no Excel é simples, pois contém apenas um argumento: =FATORIAL(núm). Portanto, suponha que se tenha uma coluna contendo alguns números, e na coluna ao lado se queira dispor os seus respectivos fatoriais. Para que isso seja possível, devemos proceder da seguinte maneira.

1- Escolha os números a serem calculados e coloque-os em uma coluna, e ao lado, reserve um espaço para os resultados buscados.

2- Na primeira célula de resultados, aplique a função =FATORIAL(A2) e dê um ENTER a fim de se obter o resultado.

3- Agora, expanda a função para as demais linhas da coluna, clicando no canto inferior direito da célula e arrastando para baixo.

4- Obterás, então, os resultados desejados.

5- Perceba que a fatoração do número 15 retornou um valor em forma de notação científica, isto é, uma forma de simplificar um número muito extenso. E, para que vejamos o número em sua forma normal, devemos optar por Número na sessão referente a este na aba Início.

=Fatduplo()

Esta função, por sua vez, consiste em retornar o fatorial duplo de um número inteiro igual ou maior que zero, representado por n!!, isto é, para números pares, FATDUPLO(n) devolve: 2*4*6*8* ... *n; para números ímpares, FATDUPLO(n) devolve: 1*3*5*7* ... *n; já, FATDUPLO(0) devolve 1.

Por exemplo:

=FATDUPLO(6) - 2 * 4 * 6 = 48

=FATDUPLO(5) - 1 * 3 * 5 = 15

Considere, para aplicação desta função, a mesma coluna de números anteriores, onde será reservada outra coluna que servirá para a obtenção dos resultados.

1- Na coluna reservada para os resultados, aplique, na primeira célula, a função =FATDUPLO(A2), e dê um ENTER, obtendo o resultado.

2- Expanda a função para as demais linhas desta coluna.

3- Verás que os resultados agora revelados, diferem dos anteriores, exceto os fatoriais de zero (0), que sempre retornarão 1.

Enfim, esta ferramenta é de extrema valia para o uso em problemas matemáticos, auxiliando-o no que necessitas. Além de lhe proporcionar mais agilidade e facilidade, reduzirá as chances de erro, caso tivesse que realizar estes cálculos na forma convencional. Portanto, o Excel, como sempre, surpreendendo-nos com sua diversidade de funções.

Aproveitem esta dica pessoal, essa é uma das funções mais uteis do Excel e pode lhe poupar muita dor de cabeça.