fechar

Aprender Excel

APRENDER EXCEL

DICAS E NOVIDADES SOBRE EXCEL

Função =Se no Excel

por: Felipe Paranhos em Tutoriais, no dia 19/12 | 08:10 atualizado em 26/08 | 08:12

Já necessitou fazer uma condição para o valor de uma célula, ou até mesmo designar determinada expressão para um dado valor? Saiba que com esta função é possível estipular estas condições, criando inúmeras formas e jeitos para utiliza-la.

Precisa de mais condições na sua fórmula?? Então aprenda aqui a criar =Se's compostos.

A função SE, a partir dos valores nela adicionados, avalia os dados da célula e retorna a expressão escolhida caso o resultado for falso ou verdadeiro. Muito utilizada como complemento em outras funções, ela apresenta, em seu quadro de argumentos, a sequência =SE(teste_lógico;[valor_se_verdadeiro];[valor_se_falso]), onde:

  • teste_lógico - Argumento obrigatório que consiste no valor ou expressão que será avaliado como VERDADEIRO ou FALSO.
  • valor_se_verdadeiro - Argumento opcional, onde o usuário pode escolher qual valor ou expressão retornará caso o resultado do teste_lógico for verdadeiro.
  • valor_se_falso - Argumento opcional que possibilita a escolha do valor ou expressão caso o teste_lógico for falso.

Observação: Na criação do argumento se o usuário somente designar uma expressão para o valor_se_verdeiro, por exemplo, deixando o restante em branco e, caso o resultado não condizer com a verdade, a função retornará automaticamente a expressão FALSO, e assim vice e versa.

Como exemplo, utilizaremos uma planilha contendo nomes de alguns alunos e suas respectivas médias escolares, onde se deseja conhecer qual sua situação, levando-se em consideração de que a média de aprovação é de 6,5. Veja como proceder no passo a passo abaixo:

1 - Após dispor os dados na planilha, reserve uma coluna ao lado para colocação da situação destes alunos.

2 - Na primeira célula referente aos resultados, aplique a função =SE(B2>=6,5;"Aprovado";"Reprovado"), a qual significa que, se o valor da célula B2 for maior ou igual a 6,5, o resultado será Aprovado e, caso contrário, retornará Reprovado.

3 - Ao aplicar a fórmula observe o resultado.

4 - Por fim, expanda a função para as demais células da coluna e veja que os resultados serão automáticos.

Unindo duas funções

É possível juntar duas ou mais funções em uma mesma fórmula, possibilitando ao usuário cálculos um pouco mais complexos e precisos. Neste caso, vamos utilizar as funções SE e MÉDIA, a fim de encontrar um resultado onde serão usadas mais informações.

Como base de exemplo utilizaremos uma planilha contendo médias escolares de determinado aluno, obtidas no decorrer dos 4 bimestres em algumas disciplinas. Com isso, se quer avaliar se o mesmo estará aprovado ou reprovado nestas.

1 - Com os dados dispostos na planilha, reserve uma coluna ao lado destes para os vereditos das avaliações.

2 - Na primeira célula da coluna de resultados, aplique a fómula =SE(MÉDIA(B2:E2)>=$H$3;"APROVADO";"REPROVADO"), onde, caso a média dos valores obtidos nos 4 bimestres for maior que 6,5 (colocado na célula H3) retornará APROVADO, caso contrário resultará REPROVADO.

3 - Observe que o resultado retornará corretamente, de acordo com o estabelecido.

4 - Agora expanda a função para as demais células.

5 - Veja que os resultados serão retornados automaticamente.

Portanto, é possível percebermos que o uso da função SE, ao atribuir certas condições para valores verdadeiros/falsos, é de extrema utilização e aproveitamento. Sua ralação e junção com outras funções, contudo, também é muito interessante, pois proporciona-nos uma maior gama de possibilidades e ações.

 Precisa de mais condições na sua fórmula?? Então aprenda aqui a criar =Se's compostos.

Problemas com o download?

Veja nosso tutorial e saiba como resolver qualquer tipo de problema que você enfrentar para baixar, abrir ou executar nossas planilhas.