fechar

Aprender Excel

APRENDER EXCEL

DICAS E NOVIDADES SOBRE EXCEL

Como criar uma Combobox no Excel

por: Felipe Paranhos em VBA, no dia 12/12 | 08:33 atualizado em 01/07 | 08:13

Como todos sabem, o uso do Visual Basic, uma extensão de edição de macros no Excel, não é uma tarefa muito fácil de ser executada, porém, quanto mais os usuários praticarem, mais irão se familiarizar com esta ferramenta. A configuração de suas ações e modos de funcionamento é feito através de linhas de comando, podendo acoplar objetos, como criação de menus, por exemplo.

Para exercitarmos e nos acostumarmos com a utilização do Visual Basic, tanto como com a interpretação de suas linhas de comando, vamos utilizar uma ComboBox, isto é, uma caixa de combinação onde são dispostos uma listagem de informações contidas na planilha. Utilizaremos, como base de exemplo, uma planilha contendo uma lista de produtos, desejando-se adicioná-la a uma caixa de combinação. Agora, siga o passo a passo para realizar esta tarefa. 

Leia mais: Como usar uma VBA no Excel!

  1. Com a planilha aberta, localize, no campo superior de ferramentas, a aba Desenvolvedor e clique em Visual Basic.

  1. Irá abrir a janela de edição VBA onde, primeiramente, iremos adicionar um formulário, clicando na opção Inserir e depois em UserForm. Abrirá uma janela e sua respectiva caixa de ferramentas.

  1. Na caixa de ferramentas, clique em Caixa de Combinação, ou ComboBox, desenhando-a no formulário.

  1. Ao dar dois cliques sobre a área do formulário, você será direcionado para a área de edição da macro. Perceba que, por padrão, o Excel coloca Click como procedimento de execução, porém, devemos mudá-lo para Initialize, ou seja, para que o formulário se inicie ao ser executado. Após, exclua a versão anterior, deixando somente a versão com o novo procedimento.

  1. Nas linhas de comando digite:

Private Sub UserForm_Initialize()
     lin = 2
    Do Until Plan1.Cells(lin, 1) = ""
         ComboBox1.AddItem Plan1.Cells(lin, 1)
         lin = lin + 1
     Loop
End Sub

Onde:

  • lin = 2 - a colocação dos dados na caixa será inicia a partir da linha dois da planilha (pois a primeira linha contém o título);
  • Do Until Plan1.Cells(lin, 1) = "" - serão captados os dados das células da Planilha 1 e da coluna 1 até que se encontre uma célula vazia (='').
  • ComboBox1.AddItem Plan1.Cells(lin, 1) - estes dados captados serão colocados dentro da caixa de combinação.
  • lin = lin + 1 - os dados serão procurados linha por linha, uma de cada vez.
  • Loop - final da ação Do Until.

  1. Visualize a ação clicando no ícone . Perceba que o formulário irá abrir na planilha e, clicando em sua caixa de seleção, estarão todos os produtos.

  1. Agora, se adicionarmos mais um produto a lista e executarmos novamente a macro, este também estará na lista de seleção.

Enfim, com mais estas noções de macro e VBA você pode realizar esta e mais tantas outras tarefas, como criação de menus e formulários.