Você repete muito uma tarefa? Gostaria de automatizar a mesma e repeti-la com apenas um toque de botão? Bom, se você acompanha nosso site há mais tempo já conhece as Macros, certo?

Com as Macros você poderá fazer exatamente isto. Uma tarefa será executada automaticamente sempre que você executar uma Macro. Vamos ver como fazer isso hoje.

Não sabe o que é uma Macro? Confira aqui.

Bom, primeiramente temos que saber que há diferença entre as versões. Se você usa o Excel 2013, começar a gravação de uma Macro é muito fácil, você precisa apenas clicar no botão designado na barra de status inferior: 

Agora, se você usa uma versão anterior, faça o seguinte processo: Vá na guia "Desenvolvedor" e clique no botão "Gravar Macro". Se o seu Excel não tem a guia "Desenvolvedor" aprenda nesse tutorial como adicioná-lo.

Independentemente do método utilizado a seguinte janela será exibida, onde serão pedidos dados para que você identifique sua nova Macro. 

Com a Macro sendo capturada execute todas as ações desejadas, aquelas que você quer que sejam repetidas sempre que a mesma for executada e depois clique em parar Macro.


Pronto, agora para visualizar a macro gravada, clique em "Macros". Selecione a que você nomeou e clique em "Editar" caso queira mudar algo ou então "Executar" para que a Macro seja iniciada.

Pronto. Abuse da nova funcionalidade e aprimore sua produtividade com as Macros.