Você, usuário das versões anteriores do Office, como 2007 ou 2010, por exemplo, sabia que é possível utilizar as vantagens da versão 2013 através do site da Microsoft? Além disso, por meio de um simples cadastro no site, o usuário abre um amplo leque de possibilidades de compartilhamento de seus documentos diretamente com contatos que podem ser transferidos de várias contas, como Facebook e Skype. Esta acabou se tornando, portanto, como uma boa maneira de avaliar e testar se irá se familiarizar com a nova plataforma dos aplicativos, e de uma forma totalmente gratuita.

A Microsoft sempre busca inovar, de tempos em tempos, na plataforma de seus aplicativos do Pacote Office, objetivando trazer aos seu usuários maior interatividade, possibilidade de compartilhamento e novidades em tecnologia e ferramentas. Seu mais novo lançamento é o Office 2013, que promete uma total interação com serviços e contas da internet, tornando possível o download de imagens e demais itens diretamente da rede. Apesar do Pacote ser adquirido através da compra de seu software de instalação, existe uma maneira de experimentar essa nova plataforma de uma maneira simples, prática e, acima de tudo, totalmente gratuita. O acesso aos aplicativos é realizado mediante a um cadastro feito no site da Microsoft, ao qual permite a criação de um perfil onde se tem a disposição a criação de documentos nos aplicativos oferecidos pelo pacote, como arquivos Word e Excel, por exemplo.

Criando uma conta

Caso você não possua uma conta no site da Microsoft é necessário que efetue a criação através deste link: Inscreva-se aqui! Nesta página, preencha os dados e siga os passos de confirmação do cadastro para que possa criar seu perfil. Após concluído o cadastro, acesse aqui sua conta.

Você será remetido à página MEU OFFICE, onde terás as opções de criação de documentos utilizando os aplicativos da nova plataforma. Opte por um dos aplicativos e clique sobre ele; será direcionado à página inicial do seu perfil, podendo editá-la e configurá-la conforme suas preferências.

Conhecendo as ferramentas do perfil

O página do perfil permite uma ampla gama de utilizações, como compartilhar documentos com outros usuários, criar novos, integrar com outras contas, como Facebook, Skype e Twitter. Ao acessá-lo, você é remetido diretamente ao SkyDrive, um sistema que permite salvar documentos em forma de nuvem. Veremos, abaixo, alguns benefícios deste perfil:

  • Manuseio de documentos: através do menu Criar é possível produzir arquivos na plataforma Word, Excel, OneNote, PowerPoint e documento de texto sem formatação. Além disso, é permitido carregar arquivos já prontos, criados a partir dos aplicativos instalados no PC.

  • Calendário: trás um calendário onde podes efetuar o registro e programação de eventos, atividades, aniversários, entre outros. O usuário pode, também, compartilhar estas informações com os demais da sua lista de contatos.
  • Armazenamento: no formato online o usuário dispõe de 7GB de armazenagem gratuita e, caso necessite de mais espaço, pode comprá-lo. Nas opções de compra tem-se 50, 100 ou 200GB de capacidade, com valores que variam de R$46 a R$186.

  • Outlook: permite a utilização integrada da conta com o Outlook, possibilitando o recebimento e envio de e-mails.
  • Contatos e Messenger: trás como opções de integração migrar os contatos de diversas redes para sua conta Microsoft, onde estes podem interagir com você na produção, compartilhamento e bate-papo durante a criação de um documento.

Criando uma Planilha Excel

Ao acessar a página online do Excel para criarmos uma planilha, percebemos logo que o mesmo passou por uma pequena repaginada em seus ícones e disposição de configurações, porém, estas aparentemente não tiveram nenhuma modificação no que tange a sua usabilidade. Uma notável diferença foi em sua aba Inserir, que agora conta com a opção de realizar pesquisar sobre assuntos do Excel e compartilhá-la com os demais usuários.

Outro item importante é a questão do compartilhamento dos documentos através de um link de visualização gerado pelo próprio site, ou com os usuários da lista de contados, onde é permitido adicionar alguns para participação na criação e colocação de comentários no decorrer da planilha, proporcionando uma total interação. A troca de células ao viajarmos com o mouse, clicando sobre elas, também recebeu melhorias, deixando para  trás seu modo robusto; agora esta mudança ocorre de forma suave e causando um impressão continuada, isto é, como se o quadro de marcação da célula clicada viajasse até a próxima.  A edição e configuração dos dados, a aplicação de funções e opções de colorações, por exemplo, não sofreram drásticas mudanças, permanecendo sua utilização do mesmo modo que na versão anterior.

Enfim, a descoberta da utilização deste serviço de forma virtual acabou por facilitar o acesso aos aplicativos Office em computadores que não possuem o mesmo instalado. Apesar do compartilhamento de seus documentos com sua lista de amigos, a plataforma online proporciona uma boa oportunidade para os usuários se adaptarem com a versão 2013 do pacote.

Aproveitem esta dica pessoal, essa é uma das funções mais uteis do Excel e pode lhe poupar muita dor de cabeça.