fechar

Aprender Excel

APRENDER EXCEL

DICAS E NOVIDADES SOBRE EXCEL

Personalize seu Excel

por: Maximiliano Meyer em Artigos, no dia 30/07 | 15:15 atualizado em 19/10 | 08:15

Cansado daquela aparência 'azul' e comum do seu Excel? Hoje vamos aprender a personalizar ele, mudando cores e muito mais. Adicione as funções e ferramentas que você mais usa a menus de acesso rápido e economize tempo navegando entre guias e opções até encontrar o que deseja.

Alterando a cor

Primeiramente vamos descobrir como trocar a cor do seu Excel. Pra mudar é fácil: vá na guia 'Arquivo' e depois em 'Opções'. Agora é só escolher o esquema entre as opções azul, prateado ou preto e clicar em Ok.

Veja como fica:

Azul
Azul
Prateado
Prateado
Preto
Preto

Faixa de Opções

Além das cores e aparência, é possível adicionar comandos à sua faixa de opções. Aprenderemos agora como adicionar a guia Desenvolvedor.
Para isso clique com o botão direito no menu drop down na barra de título do Excel e depois em 'Mais Comandos...', depois escolha 'Personalizar Faixa de Opções' e marque a caixa 'Desenvolvedor' e depois dê 'Ok'.

Veja a nossa nova guia:

Veja que é possível criar uma nova guia e colocar os comandos que você mais usa. Para isso clique em 'Nova Guia', será criado uma nova guia no menu, clicaremos nele com o botão direito e depois renomearemos para 'Os que mais uso'

Agora selecione o que você mais usa na coluna à direita e clique em adicionar. Note que é possível escolher comandos entre vários menus temáticos.

Veja o que eu criei. Note que é possível criar vários grupos dentro de sua Guia personalizada:

Personalizar o Acesso Rápido

Você também pode personalizar os comandos que ficarão disponíveis a todo momento, independente de qual guia estiver selecionada. Veja a nossa:

Para isso faça o mesmo que na dica anterior e quando chegar no menu na janela de personalização selecione a 'Barra de Ferramentas de Acesso Rápido' e selecione o que quer adicionar à barra de acesso rápido.

Aumentar a sua área de visualização

Precisa de mais espaço nas suas planilhas? Faça o seguinte: Clique com o direito em qualquer parte das guias ou menus e selecione 'Minimizar a Faixa de Opções'

Pronto, agora suas guias aparecem somente como título e para visualizar seu conteúdo é preciso clicar em uma delas, desaparecendo e lhe dando mais espaço assim que você clicar em um outro ponto qualquer. 

Formatando as células e seu conteúdo

Saiba que é possível personalizar o conteúdo que é exibido dentro das células, como por exemplo, a formatação de valores, de hora, de data, frações, quantidade de casas decimais após a vírgula, cor e fonte das letras e números, cor de fundo, etc. Para isso clique com o direito em qualquer célula e clique em 'Formatar Células...'

Quando quiser voltar ao normal, com as opções sendo exibidas sempre, apenas clique novamente com o botão direito em qualquer parte das guias e depois desmarque a opção que foi marcada.

Sabe de mais alguma dica de personalização? Deixe nos comentários e nos conte como ficou seu Excel.

Aproveitem esta dica pessoal, essa é uma das funções mais uteis do Excel e pode lhe poupar muita dor de cabeça.