Hoje vamos aprender a instalar os suplementos do Excel 2010. Suplementos são ferramentas (funções) existentes no Office que, em geral, não foram instalados junto ao programa por terem, às vezes, funções bastante específicas, como por exemplo, fazer a conversão de quase qualquer moeda para o Euro e vice-versa.

Primeiramente vamos aprender como instalar os mesmos e depois vamos listar analisar rapidamente o mais usual.

Instalando

Abra o Excel e clique na guia arquivo e depois em "Opções" no menu esquerdo, feito isso vá ao menu "Suplementos" e escolha uma das opções disponíveis, selecionado o item desejado, clique em "OK".

Pronto, agora o Excel irá instalar o suplemento gratuitamente para você. Apenas siga as instruções em tela. Uma vez terminados os passos acima, os suplementos escolhidos estarão disponíveis nas guias da parte superior da janela do programa.

Lembrando apenas que alguns outros suplementos estão disponíveis a partir do Centro de Transferências em Office.com e têm de ser primeiro transferidos e instalados. Por fim, existem suplementos criados por terceiros.

Pronto, agora que já aprendemos a instalar os suplementos vamos explicar o mais utilizado pelos usuários avançados de Excel, a função Solver.

Solver

Este suplemento possibilita realizar várias espécies de simulação na planilha com base em limites e restrições. Esta ferramenta é utilizada, principalmente, para análises de sensibilidade contendo mais de uma variável e com restrições de parâmetros. Possui grandes utilizações na engenharia, porém, sua empregabilidade em problemas de outras áreas também é de extensa abrangência.

Com o suplemento ativo no Excel, o usuário pode localizar um resultado ideal para determinada fórmula. Este resultado, por sua vez, será direcionado para uma célula pré-determinada, chamada de célula de destino, onde temos as possibilidades de maximizar/minimizar valores ou atingir uma meta de valor específico. Para isso, o Solver trabalha com um grupo de células que se relacionam direta ou indiretamente com a fórmula posta na célula de destino.

Além da função Solver o Excel possui várias outras, confira, leia sua descrição e veja qual pode ser-lhe útil e dar aquele aumento em sua produtividade.