fechar

Aprender Excel

APRENDER EXCEL

DICAS E NOVIDADES SOBRE EXCEL

Como fazer um gráfico etário no Excel?

por: Maximiliano Meyer em Tutoriais, no dia 07/10 | 11:03 atualizado em 01/07 | 08:10

Sabe aqueles gráficos legais que geralmente são usados pelo IBGE e geógrafos em geral? Os chamados gráficos etários. Conhece?

Com eles você pode demonstrar dados por faixas e ainda sua posição em um âmbito geral em relação aos demais grupos.

No tutorial de hoje vamos ver o exemplo de um gráfico etário que visa a demonstrar o público que acessa o site da sua empresa. Neste caso utilizaremos como variáveis o sexo e a idade.

Com os números relativos aos dados em mãos, o que teremos de fazer é jogar todos eles no Excel para então começarmos a montagem do gráfico propriamente dita.

Agora vem um passo importante: precisaremos passar os valores da coluna à esquerda, no nosso caso, a coluna referente a 'Homens', para isso pegaremos uma célula vazia qualquer e digitaremos o valor '-1'. O passo agora é copiar essa célula e depois selecionar onde ela será aplicada, que no nosso caso é a coluna 'Homens' (H6:H15), agora você deve ir em 'Página Inicial', depois na flechinha do botão 'Colar' e por fim 'Colar Especial...'. Na janela que for exibida clique em 'Multiplicação'. Pronto, veja que os valores ficaram todos negativos. Agora você já pode apagar o '-1'.

O próximo passo é modificar a formatação dos valores negativos para que sejam exibidos como positivos, afinal, não faz sentido dizer que -50 pessoas visitam seu site, certo? Vamos selecionar novamente o intervalo H6:H15 e clicar com o direito e depois escolher a opção 'Formatar células...', na caixa que for aberta selecionaremos a opção 'Personalizado' no menu à esquerda e digite #.##0;#.##0 no campo 'Tipo:'. Dê um ok e pronto.

Agora vamos transformar os valores em gráfico. Para isso selecione todas as células, inclusive as com dados (G5:I15), vá em 'Inserir', gráficos de barras e escolha o que mais lhe agrada.

Veja que o gráfico já foi inserido:

Agora vamos fazer os ajustes e pronto, veja como ele pode ficar, depende do seu gosto:

Pronto. Explore este tipo de gráfico e quantos mais dados, mais legal ele ficará.