Olá, pessoal, tudo bem?

Nesta dica vamos aprender a fazer uma tabela bem bacana para conversão de temperaturas. Você nunca mais terá dúvidas entre Celsius, Kelvin e Fahrenheit e no final ainda poderá baixar nossa planilha para usar, caso desejar. Vamos lá:

Primeiramente temos de entender qual a relação de uma temperatura para a outra. Bom, isto é mais simples do que parece, pois elas têm proporcionalidade entre si, ou seja, sempre que você tiver certa temperatura em Celsius é só fazer a multiplicação, divisão, subtração ou adição correspondente à temperatura que você quer alcançar e pronto.

Sabendo disso aposto que você já entendeu o que temos de fazer, certo? Isso mesmo, adicionar uma função fixa para fazer essa continha. Vamos lá, colocando em exemplos, agora:

A proporção de Celsius para Fahrenheit, por exemplo, é Celsius vezes 1,8 + 32. Note que este 32 é um valor fixo e sempre entrará no cálculo quando alguma temperatura estiver sendo transformada para F. Dessa forma, a sintaxe que escreveremos em nosso Excel será =(célula onde será inserido o valor a ser convertido*1,8)+32. Veja como ficou em nosso exemplo:

E Celsius Para Kelvin? Bom, essa é ainda mais fácil, pois a proporção nem mesmo envolve multiplicação. Somente soma. Desta forma, a proporção será simplesmente o valor de Celsius + 273,15. A sintaxe será nesse caso =célula onde será inserido o valor a ser convertido+273,15

Da mesma forma, de Kelvin para Celsius é justamente o contrário: =célula onde será inserido o valor a ser convertido-273,15

Kelvin para Fahrenheit é um pouco mais complicado de entender a lógica, pois primeiro você teria de pegar o valor a ser convertido e subtrair 273,15, posteriormente multiplicar por 1,8 e por fim somar com 32. Resumindo: =((célula onde será inserido o valor a ser convertido-273,15)*1,8)+32

Agora converteremos Fahrenheit para Celsius. Atente para a sintaxe: =((célula onde será inserido o valor a ser convertido-32)*(5/9)

E por fim Fahrenheit para Kelvin onde a sintaxe a ser escrita é =(célula onde será inserido o valor a ser convertido-32)*(5/9)+273,15

Dica: Como a divisão resultante de Fahrenheit para qualquer outra temperatura sempre retorna um valor com várias casas decimais, você pode fazer o seguinte: Selecione, com a tecla ctrl pressionada, as células onde irão ser gerados os resultados da conversão (no nosso exemplo são a K6 e K9) e então vá na aba "Início" e depois em "Diminuir Casas Decimais." Clique até ficar somente 2 dígitos após a vírgula.

Pronto pessoal, agora vocês têm uma planilha pronta para fazer a conversão de qualquer temperatura. Logo abaixo há o botão para baixar nosso exemplo usado neste tutorial. Use à vontade.

Abraços e até a próxima

Clique aqui para fazer o download do arquivo
Problemas com o download?

Veja nosso tutorial e saiba como resolver qualquer tipo de problema que você enfrentar para baixar,abrir ou executar nossas planilhas.

Problemas com o download?

Veja nosso tutorial e saiba como resolver qualquer tipo de problema que você enfrentar para baixar, abrir ou executar nossas planilhas.

Aproveitem esta dica pessoal, essa é uma das funções mais uteis do Excel e pode lhe poupar muita dor de cabeça.