Hoje postaremos nossa segunda aula voltada para quem vai prestar prova de concurso público e quer estudar diretamente o que mais tem chance de cair.

Daremos continuidade abordando outro assunto bastante recorrente: as guias, grupos e seus conteúdos. Geralmente, em concurso, são cobrados apenas a localização das ferramentas, em qual grupo e em qual guia ela se encontra, por exemplo.

Observem qual a versão do Excel está sendo cobrada no edital do seu concurso. Para esta aula usaremos a versão 2010. Note que ela tem diferenças em relação as versões interiores.

Para ver todos os nossos posts voltado a concursos públicos, clique aqui.

Primeiramente é preciso que você saiba que "Guia" são aqueles conjuntos mais abrangentes. Ex: Página Inicial (Início dependendo da versão do seu Excel), Inserir, Layout da Página, Fórmulas, Dados, Revisão e Exibição.

Já os grupos são aqueles conjuntos de ferramentas que estão dentro das "guias". Dentro dos grupos há ainda as ferramentas.

Vamos estudar cada guia, seus grupos e suas ferramentas.

Guia Página Inicial

Grupo Área de Transferência com as opções recortar, copiar, formatar pincel e menu drop down da área de transferência.
Grupo Fonte com as opções de fontes, tamanho de fontes, aumentar fonte, reduzir fonte, negrito, itálico, sublinhado, bordas, cor de preenchimento, cor de fonte e menu drop down de formatar células fonte.
Grupo Alinhamento com as opções alinhar em cima, alinhar no meio, alinhar embaixo, orientação, alinhar texto a esquerda, centralizar, alinhar texto direita, diminuir recuo, aumentar recuo, quebrar texto automaticamente, mesclar e centralizar e menu drop down de formatar células alinhamento.
Grupo Número com as opções formato de número, formato de numero de contabilização, estilo de porcentagem, separador de milhares, aumentar casas decimais, diminuir casas decimais e menu drop down de formatar células número.
Grupo Estilo com as opções formatação condicional, formatar como tabela e estilos de célula.
Grupo Células com as opções inserir, excluir formatar.
Grupo Edição com as opções autosoma, preencher, limpar, classificar e filtrar, localizar e selecionar.

Guia Inserir

Grupo Tabelas com as opções tabela dinâmica e tabela.
Grupo Ilustrações com as opções imagens, clip-art, formas, smarart e instantâneo.
Grupo Graficos com as opções colunas, linhas, pizza, barras, área, dispersão, outros gráficos e o menu drop down para inserir gráficos.
Grupo Minigráficos com as opções Linha, Coluna e Ganhos/Perdas.
Grupo Filtro com a opção Segmentação de Dados.
Grupo Links com a opção hiperlink.
Grupo Texto com as opções caixa de texto, cabeçalho e rodapé, Word art, linha de assinatura e objeto.
Grupo Símbolos com as opções Equação e Símbolo.

Guia Layout da Página

Grupo Temas com as opções temas, cores, fontes e efeitos.
Grupo Configurar Página com as opções margens, orientação, tamanho, área de impressão, quebras, plano de fundo, imprimir títulos e o menu drop down para configurar página.
Grupo Dimensionar para Ajustar com as opções largura, altura, escala e o menu drop down para configurar página.
Grupo Opções de Planilha com as opções linhas de grade (exibir,imprimir), títulos(exibir, imprimir) e e o menu drop down para configurar planilha.
Grupo Organizar com as opções avançar, recuar, painel de seleção, alinhar, agrupar e girar.

Guia Fórmulas

Grupo Biblioteca de Funções com as opções inserir função, autoSoma, usadas recentemente, financeira, lógica, texto, data e hora, pesquisa e referência, matemática e trigonometria e mais funções.
Grupo Nomes Definidos com as opções gerenciador de nomes, definir nome, usar em fórmula e criar a partir da seleção.
Grupo Auditoria de Fórmulas com as opções rastrear precedentes, rastrear dependentes, remover setas, mostrar fórmulas, verificação de erros, avaliar fórmula e janela de inspeção.
Grupo Cálculo com as opções de calculo, calcular agora, calcular planilha.

Guia Dados

Grupo Obter Dados Externos com as opções do acess, da web, de texto, de outras fontes e conexões existentes.
Grupo Conexões com as opções atualizar tudo, conexões, propriedades e editar links.
Grupo Classificar e Filtrar com as opções classificar de A a Z, classificar de Z a A, classificar, filtro, limpar, reaplicar e avançado.
Grupo Ferramentas de Dados com as opções texto para colunas, remover duplicatas, validação de dados, consolidar e teste de hipóteses.
Grupo Estrutura de Tópicos com as opções agrupar, desagrupar, subtotal, mostrar detalhe, ocultar detalhe e menu Drop Down para configurações.
configurações.

Guia Revisão

Grupo Revisão de Texto com as opções verificar ortografia, pesquisar e dicionários de sinônimos.
Grupo Idiomas com a opção traduzir.
Grupo Comentários com as opções novo comentário, excluir, anterior, próximo, mostra/ocultar comentário, mostrar todos os comentários, mostrar à tinta.
Grupo Alterações com as opções proteger planilhas, proteger pasta de trabalho, compartilhar pasta de trabalho, proteger e compartilhar pasta de trabalho, permitir que os usuários editem intervalos e controlar alterações.

Guia Exibição

Grupo Modos de Exibição de Pasta de Trabalho com as opções normal, layout de pagina, visualização de quebra de pagina, modos de exibição personalizados e tela inteira.
Grupo Mostrar com as opções régua, linhas de grade, barras de fórmulas, títulos.
Grupo Zoom com as opções zoom, 100% e zoom na seleção.
Grupo Janela com as opções nova janela, organizar tudo, congelar painéis, dividir, ocultar, reexibir, exibir lado a lado, rolagem sincronizada, redefinir posição da janela, salvar espaço de trabalho e alternar janelas.
Grupo Macros com a opção Macros.

Por enquanto é isso pessoal. Leiam e releiam esta aula até assimilar naturalmente as opções e suas localizações. E não se esqueça, nada substitui o aprendizado através da experiência, portanto, abra seu Excel e navegue pelas guias, abas e ferramentas.

Até a próxima.

Aproveitem esta dica pessoal, essa é uma das funções mais uteis do Excel e pode lhe poupar muita dor de cabeça.