E aí, pessoal, como andam os estudos? Estão testando as funções em casa?

Lembrem-se: um dos melhores métodos para aprender é praticando e o outro, com certeza, é resolvendo exercícios anteriores.

E para ver todos os nossos posts voltados a concursos públicos, clique aqui.

Por isso, hoje veremos 5 questões resolvidas e comentadas.

01 - (IESES - 2014) IGP /SC - Auxiliar Pericial -Dada a planilha abaixo, do Microsoft Excel, assinale a alternativa que apresenta a fórmula correta a ser utilizada para calcular o valor total apresentado na célula B7:

a) =TOTAL(B3+B6)

b) =TOTAL(B3-B6)

c) =SOMA(B3-B6)

d) =SOMA(B3:B6)

Solução: Letra D. Logo ao vermos a planilha notamos que nos é questionado sobre soma dos valores. Aqui, exige-se do candidato que ele saiba a sintaxe básica do Excel para "chamar" a função. Como sabemos a sintaxe é =Soma(valor_inicial:valor_final)

Para sabem mais sobre a função soma, veja aqui.

02 - (2014 - FCC) TCE/RS - Auditor Público Externo - Considere o seguinte trecho de uma planilha editada no Microsoft Excel 2010 em português:

A figura exibida consta de uma planilha Excel na qual estão preenchidas as seguintes células da coluna A: célula A1, valor 3; célula A2, valor 9; célula A3, valor 5; célula A4, valor 1; célula A5, valor 4; célula A6, valor 2; célula A7, valor 8; célula A8, valor 8.

Nas células B3 e B5 dessa planilha inseriram-se, respectivamente, as fórmulas = MAIOR(A1:A8;4) e =DECABIN(A2;4).

Os resultados obtidos nas células B3 e B5 decorrentes da inserção dessas duas fórmulas são, respectivamente,

a) 9 e 0009

b) 5 e 1001

c) 9, 8, 8, 5 e 0001

d) 9, 8, 8, 5 e xxx9

e) 9 e 9.

Solução: Letra B. Nessa questão é questionado ao candidato sobre as funções maior e decimal para binário. A segunda função pouca gente conhece, mas nesse caso ela não seria necessária, já que se soubermos que a função maior vai retornar o valor 5, já temos a resposta certa, já que é a única alternativa com essa resposta. A função maior faz uma listagem do maior para o menor e nos retorna p valor pedido, no caso o quarto valor. Sintaxe -> =maior(matriz;posição desejada)

Para saber mais sobre a função maior veja aqui e sobre conversão de bases, aqui.

3 - (2014 - Vunesp) Fundunesp - Assistente administrativo - Observe a planilha a seguir, sendo editada no MS-Excel 2010, em sua configuração padrão.

Assinale a alternativa que contém o valor exibido na célula C1, após ser preenchida com a fórmula =MÉDIA(A2;B3)

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

e) 5

Solução: Letra E. Veja que essa é bem fácil, mas exige atenção do candidato. Na função média pede-se para somar os dados do intervalo e dividir pela quantidade de termos. Observe que na fórmula apresentada o intervalo é dado pelo símbolo ; o que quer dizer que você irá somar APENAS os valores de A2 (4) e B3(6). Veja que a soma dos termos dá 10, dividido pelo número de termos (2) resulta 5, letra E, nossa resposta.

Para saber mais sobre a função média, veja aqui.

4 - ((2014 - Vunesp) Fundunesp - Assistente administrativo -Observe o ícone a seguir, retirado do MS¬Excel 2010, em sua configuração padrão.

Assinale a alternativa que contém o nome do ícone.

a) Escala

b) Diminuir Casas Decimais

c) Porcentagem

d) Separador de Milhares

e) Aumentar Casas Decimais


Solução: Fácil essa, certo? É só saber o que símbolo representa. Letra D

Para saber sobre os ícones, guias e menus, veja este link.

5 - (2014 - UESPI) PC/PI -Delegado de polícia - Ao aplicarmos a seguinte fórmula =MEDIA(SOMA(A1:A3);SOMA(A1:A2);SOMA(A2:A3)) numa planilha do Microsoft Excel 2010 e informar respectivamente os valores (3, 6, 9) para as células (A1,A2,A3), qual será o resultado final?

a) 6

b) 4,5

c) 7,5

d) 3

e) 14

Solução: Letra E. A grande dificuldade dessa questão é que ela não apresentaimagem e por isso pode confundir o candidato. Nossa sugestão é que você faça um rascunho da tabela em sua prova e ficará mais fácil de resolver.

Agora que você já desenhou ela, fica mais fácil, certo? Veja que o que ela pede é simples, porém confuso. Primeiro temos que fazer os parênteses internos que nos pedem soma. São no total, 3 somas. A primeira soma os 3 valores (A1:A3) e retorna 18, o segundo (A1:A2) que retorna 9 e por fim a soma de A2:A3 que retorna 15. Pronto, a primeira parte está pronta, vamos à segunda:

Neste momento temos a seguinte fórmula em nosso Excel =media(18;9;15) Agora teremos que resolver a média desta equação. Para isso deve ser feita a soma dos 3 valores dentro do parêntese que resultará em 42 e então dividir pela quantidade de termos, 3, e resultará em 14.

Ufa. Complicado mas conseguimos. Reveja a aula sobre média aqui.

Continuem estudando e até breve com mais questões resolvidas e comentadas.

Aproveitem esta dica pessoal, essa é uma das funções mais uteis do Excel e pode lhe poupar muita dor de cabeça.