O ano está acabando mas toda hora é hora de estudar, então vamos lá:

E não esqueça de clicar aqui para ver todos os nossos posts voltados aos concursos públicos.

1 - (2014 - Vunesp - SP-Urbanismo) Observe a planilha a seguir, que está sendo editada por meio do MS-Excel 2010, em sua configuração padrão.

Assinale a alternativa que contém o resultado exibido na célula D1, após ser preenchida com a fórmula =MAIOR(A1:C3;3)

A) 9
b) 7
c) 5
d) 4
e) 3

Solução: Letra B. Com a função =MAIOR o Excel vai informar o maior número no período indicado. Não esqueça que ":" significa intervalo, portanto, na questão está sendo cobrado o intervalo entre A1 e C3, ou seja, a tabela inteira. Agora repare que o "3" que aparece após o intervalo quer dizer qual a posição que o Excel irá retornar, primeiro, segundo, etc. Neste caso o terceiro MAIOR valor do período. O detalhe desta questão é que números repetidos também contam, portanto o 3 maior valor é o 7 (repetido) e não o 5. Na ordem correta ficaria o 9 como maior número, 7 como segundo maior, e novamente, o 7 como terceiro maior, só aí teríamos o 5 como quarto maior número e assim sucessivamente.

Leia mais sobre a função =Maior, aqui.

2 - (2014 - Upenet - Prefeitura de Paulista-PE) Considere que, em planilha em edição no Excel 2003, um usuário registre, na célula B1, a fórmula .

 

Nessa situação, o usuário deve digitar na célula B1

a) =A1+2(A2^6 - 2RAIZ(A1+A2) + A1A2)+ 5/(A1 - A2)
b) =A1+2*(A2**6 - 2*RAIZ(A1+A2) + A1*A2)+ 5/(A1 - A2)
c) =A1+2*(A2^6 - 2*RAIZ(A1+A2) + A1*A2)+ 5/(A1 - A2)
d) =A1+2*A2^6 - 2*RAIZ(A1+A2) + A1*A2+ 5/(A1 - A2)
e) =A1+2X(A2^6 - 2XRAIZ(A1+A2) + A1XA2)+ 5/(A1 - A2)

Solução: Letra C. O segredo nessa é não se assuntar com o tamanho e ir por eliminação. Repare que no finzinho do último sinal de parênteses há "A1A2", portanto precisamos representar eles no Excel não deixando os 2 juntos senão dará erro, portanto exclui-se a alternativa A; ainda na mesma parte da equação, veja que temos de inserir a multiplicação, afinal, na matemática, quando não temos nenhum sinal entre equações, temos uma multiplicação, certo? Neste caso devemos inserir o * que representa esta função, ficando A1*A2, eliminando também a letra E.

A letra D é eliminada ao vermos que a omissão daquele parêntese antes da exponenciação gera erro em toda a função pois o Excel resolve as contas de acordo com os parênteses. Agora pode ser somente as letras B ou C.

A alternativa B é facilmente eliminada ao vermos que o sinal de exponenciação é o ^ e não o **. Dessa forma resta-nos apenas a letra C.

3 - (2014 - Upenet - Prefeitura de Paulista-PE) A célula C1 planilha do Excel abaixo contém a fórmula =B1*$A$1

Caso essa fórmula seja copiada para as células C2, C3 e C4, o conteúdo dessas células será respectivamente

a) 7 / 12 / 9
b) 12 / 27 / 14
c) 15 / 45 / 35
d) 42 / 39 / 26
e) 65 / 15 / 45

Solução: letra C. O X da questão aqui é o candidato saber usar as referências absolutas, ou seja, o símbolo $ que "tranca" os valores. Uma referência absoluta de célula em uma fórmula, como $A$1, irá manter sempre o valor A1, por mais que copiemos, recortemos ou movamos a célula.

Sabendo disso vem a segunda parte da questão: Copiar e colar a célula irá alterar os valores, por exemplo, moveu copiou e colou em uma célula 2 colunas depois, irá alterar os valores em 2 colunas, se subir 5 linhas irá alterar em 5 linhas, etc. No nosso exemplo veja que iremos copiar a célula em linhas diversas alterando sempre o valor em 1 linha, no nosso exemplo fica =C1*$A$1, depois =D1*$A$1, depois =E1*$A$1 e assim sucessivamente.

Agora é só resolver, resultado: 15, 45 e 35. Letra C.

Para saber mais sobre o caractere especial $, clique aqui

4 - (2014 - Cespe - TJ-SE)

Considerando a figura acima, que ilustra um arquivo em edição no Microsoft Excel 2010, julgue os itens subsequentes.

Uma vez salvo no formato pdf, o arquivo poderá ser visualizado utilizando-se o navegador Internet Explorer.

( ) Certo ( ) Errado

Solução: Certo. Essa poderia gerar dúvidas pois não é um procedimento usual, mas faça um teste, clique com o direito em algum arquivo em PDF e abra-o com o IE. Irá funcionar perfeitamente.

Caso você tenha achado engraçado o Excel salvar em PDF, saiba que pode sim, veja aqui https://www.aprenderexcel.com.br/2013/dicas/qual-opcao-escolher-ao-salvar-uma-planilha-do-excel

5 - (2014 - Upenet - Prefeitura de Paulista-PE) O Excel oferece uma ampla seleção de gráficos. Escolher o tipo certo de gráfico para os dados é tão importante quanto escolher os dados corretos. Nesse sentido, associe a Coluna 1 à Coluna 2.

Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA.

a) I - A, II - B, III - C
b) I - A, II - C, III - B
c) I - B, II - A, III - C
d) I - B, II - C, III - A
e) I - C, II - B, III - A

Solução: letra B. Bom essa não tem muito o que explicar, você só aprenderá sobre gráficos olhando os gráficos e aprendendo a forma de cada um. Veja nosso post sobre gráficos para concursos públicos, clicando aqui.

Acertaram todas? Conte para nós aqui nos nossos comentários, logo abaixo. E para ver todos os nossos posts para concursos públicos, clique aqui.

Até a próxima.