O mercado vive se adaptando e se reciclando, visando sempre a ter mais lucratividade. Dentro dessa lógica, todos os setores e mercados passam por readaptações contínuas e simultâneas que ocorrem a todo instante.

E como não poderia deixar de ser, nós que trabalhamos com Excel também estamos inseridos nesse cenário. Uma dessas últimas adaptações foi criada pelo engenheiro Thomaz Marchesi Camanho, de 32 anos, que em junho de 2012 criou a Amplix, empresa que já fatura mais de 1 milhão de reais e tem clientes como Femsa (Coca-Cola), Danone, Sky e Nespresso.

Atualmente é cada vez maior o volume de Planilhas e informações que são criadas e, na maioria das vezes, os dados ficam perdidos na memória de computadores de diferentes áreas, o que dificulta o trabalho de análise que antecede as decisões. A Amplix surgiu neste contexto, para ajudar as empresas que ainda pecam na hora de armazenar e reunir seus dados internos a se organizar e com isso poupar tempo e dinheiro.

Segundo Thomaz, "As empresas queriam criar oportunidades com base nos dados, mas faltava reunir as informações de forma eficiente", e foi justamente neste nicho que ele investiu. A empresa cria programas em Excel para juntar dados dispersos e melhorar o processo de decisão dos gestores. Nos 100 projetos que realizou, dos quais 30% foram para automatizar serviços manuais, Thomaz percebeu que um efeito da implantação de seu sistema é a posterior demissão de até quatro analistas, que antes realizavam o trabalho braçal de cortar e colar dados numa planilha. Os que ficam são os profissionais com perfil analítico. "A relevância do trabalho dos analistas competentes aumenta", diz.

E aí, o que achou? Acredita que você corre risco por causa dessa mais nova atualização no mercado de trabalho?

Comente e conte-nos sua opinião.

Thomaz Marchesi Camanho, da Amplix: projetos para informatizar trabalhos puramente operacionais
Thomaz Marchesi Camanho, da Amplix: projetos para informatizar trabalhos puramente operacionais

Fonte: Exame