Você tem algum conhecimento sobre estatística? Como pode ter percebido, o Excel oferece uma vasta quantidade de funções relativas a este área. Dentre estas temos a função CRESCIMENTO, a qual é responsável por efetuar o cálculo do crescimento, da evolução exponencial de uma série de dados conhecidos.

A estatística, um ramo muito conhecido da matemática, é capaz de desvendar inúmeros enigmas, como complexos problemas de probabilidade, equações, desvios padrões, entre outros. O Excel, como um grande facilitador de diversas áreas, possui um campo somente com funções estatísticas, onde dispõe de uma boa quantidade de opções e possibilidades de cálculo. Dentre elas se tem a função CRESCIMENTO, que é capaz de retornar, com base em uma série de valores já conhecidos, o valor subsequente de um crescimento exponencial exposto, buscando uma certa interdependências entre todas as informações adicionadas na tabela. Em seu campo de colocação de dados podemos encontrar =CRESCIMENTO(val_conhecidos_y; val_conhecidos_x; novos_valores_x; constante), onde:

  • Val_conhecidos_y - são valores de y que você já conhece na relação y(x) = b·mx;
  • Val_conhecidos_x - são valores de x que você já conhece na relação y(x) = b·mx. Para cada valor de x há um valor de y correspondente de acordo com a relação acima;
  • Novo_x  - é o novo valor de x para o qual você deseja que a função CRESCIMENTO devolva um valor y(x)correspondente;
  • Constante - é um valor lógico que força a constante b a se igualar a um. Este valor é opcional e definido por padrão como verdadeiro. Caso o valor utilizado seja falso, a constante será igual a um, de forma a obtermos a relação y(x) = mx, ou seja, a exponencial passará obrigatoriamente pelo ponto (0; 1).

Esta função calcula a relação dos dados como se estes estivessem em um gráfico de crescimento, seguindo certa tendência. Para aplicarmos a função, vamos supor que temos uma tabela contendo o desempenho de uma máquina em relação a suas horas de trabalho, onde se quer saber qual será a quantidade produzida após determinado tempo de funcionamento. Acompanhe o passo a passo e aprenda mais sobre a função.

1 - Disponha os dados na planilha, conforme a imagem abaixo.

2 - Clique sobre a célula onde se quer o resultado e, através do assistente de função, busque por CRESCIMENTO para que seja dada a janela de edição, proporcionando uma melhor exposição das células de referência.

3 - Preencha a janela de edição da maneira que segue e após confirme.

4 - Observe que o resultado será dado na célula selecionada, ou seja, após 54 horas de produção, de acordo com ritmo produzido no decorrer das horas anteriores e o crescimento que a mesma vem sofrendo, totalizará um total de aproximadamente 250 peças.

Com o uso desta função é possível realizar outras tantas tarefas de relação onde se deseja conhecer o crescimento exponencial desta, como a tendência de acessos de uma página por hora, oscilações financeiras, enfim, basta usá-la com criatividade. Faça o download da planilha criada e teste-a com seus dados!

Problemas com o download?

Veja nosso tutorial e saiba como resolver qualquer tipo de problema que você enfrentar para baixar, abrir ou executar nossas planilhas.