Você que trabalha profissionalmente com o Excel está acostumado a elaborar cálculos difíceis que envolvem fórmulas complexas e que exigem concentração e raciocínio, certo? Pois bem, aprenda como ocultar as fórmulas ou restringir sua edição e preservar a lógica da planilha e a propriedade intelectual do desenvolvedor. Esta é uma medida muito importante que visa a sua segurança e até mesmo evitar alguma mudança indesejada em seus projetos.

Para isso digamos que tenhamos a seguinte planilha abaixo, toda ela criada com uma função matemática básica de multiplicação. Veja que na coluna "E" estão as fórmulas utilizadas nos cálculos.

Para esconder as fórmulas e bloquear sua edição é simples: Primeiramente selecione as células que deseja aplicar estes atributos e clique com o botão direito do mouse, indo depois em "Formatar células..." Na aba "Proteção" marque a caixa "Ocultas" se quiser ocultar as fórmulas ou marque a opção "Bloqueadas" se quiser restringir sua edição. Você pode usar qualquer uma das 2 opções independentemente, ou ainda, as duas juntas.

Agora vá na guia "Revisão" e em "Proteger Planilha". Na caixa de seleção marque a opção "Selecionar células bloqueadas", veja que há uma opção para inserção de senha, caso deseje.

Veja agora que as fórmulas das células estão ocultas:

Note também que as células estando bloqueadas não é possível a edição, sendo exibida a seguinte mensagem quando alguém tenta editar.

Por fim, caso tenha bloqueado a planilha e queira editá-la novamente, clique em "Desproteger Planilha" na guia "Revisão" e, se tiver inserido uma senha, digite-a na caixa que for exibida.

Pronto, pessoal. Guardem seus dados com mais segurança a partir de hoje.

Aaaah, e se por acaso você pegou uma tabela em que não aparecem as fórmulas e você quer descobrir quais são, clique aqui e veja como resolver seu problema, em apenas 1 passo.

Abaixo segue o link para download da planilha usada em aula.

Problemas com o download?

Veja nosso tutorial e saiba como resolver qualquer tipo de problema que você enfrentar para baixar, abrir ou executar nossas planilhas.