fechar

Aprender Excel

APRENDER EXCEL

DICAS E NOVIDADES SOBRE EXCEL

Planilha para controle de datas de vencimento no Excel 2.0

por: Maximiliano Meyer em Planilhas, no dia 26/08 | 10:53 atualizado em 31/08 | 08:10

Hoje traremos uma planilha que foi pedida por e-mail pelo nosso leitor José Adilson Simões Junior de São Paulo. Nela vamos poder manter um controle de datas a vencer e mediante o resultado saber se o prazo já venceu, se falta menos de 10 dias, 15 dias ou 1 mês.

Aproveite e clique aqui para ver todos os nossos posts sobre finanças pessoais. Tem controle de cartão de crédito, controle de gasolina, salário líquido a receber e muito mais.

Esta planilha será muito útil, principalmente para a organização das contas domésticas, marcando as contas que faltam ser pagas, quanto tempo há disponível e se a mesma já está vencida, alertando cada condição com uma formatação diferente. Veja como ela ficará no final do processo:

Legal, certo? Pois vamos lá: Primeiro temos a seguinte planilha com os dados pré-inseridos por você:

Agora vamos adicionar a função =hoje() nas células da coluna D para cada vez que abrirmos o Excel ele atualize as células desta coluna com a data de hoje. Não esqueça de usar a alça de preenchimento para estender a função a todas as células da coluna de forma rápida.


Com isto já temos as informações que precisamos para que o Excel calcule as variáveis e nos dê o resultado desejado, ou seja, se a conta já venceu, se está no prazo, etc. para isto precisamos somente inserir a seguinte função na coluna referente ao 'status' =SE(C5-HOJE()>30;"Prazo - Mais de 1 mês"; SE(C5=HOJE();"Hoje"; SE(C5<HOJE();"Venceu"; SE(C5-HOJE()<10;"Prazo - Menos de 10 dias"; SE(C5-HOJE()<15;"Prazo - Menos de 15 dias"; "Prazo - Menos de 1 Mês")))))

O próximo passo é formatarmos a célula de modo que o resultado fique em vermelho quando a fatura já estiver vencida e verde quando estiver no prazo. Para isso efetue os seguintes passos: Primeiro selecione a célula e depois vá na guia 'página inicial', botão 'Formatação Condicional', depois 'Realçar Regras das Células' e por fim 'Texto que Contêm...'. Na janela que abrir vamos inserir todas as 5 possibilidades, que são: Venceu; Prazo - Mais de 1 Mês; Prazo - Menos de 1 Mês; Prazo - Menos de 15 Dias e Prazo - Menos de 10 Dias.

Na janela escreva o texto da primeira condição 'Venceu' e escolha o preenchimento 'Vermelho Claro e Texto Vermelho Escuro', depois dê um ok. Pronto, este resultado já está formatado.

Efetue o mesmo processo com a seguinte condição, 'Prazo - Mais de 1 Mês' e escolha 'Preenchimento Verde e Texto Verde Escuro'.

Efetue o processo para as 3 variáveis restantes: Prazo - Menos de 1 Mês; Prazo - Menos de 15 Dias e Prazo - Menos de 10 Dias.

Agora que esta célula já está com todas as formatações possíveis, copie a célula através da alça de preenchimento às demais. Atenção, utilize a alça de preenchimento, para que as referências sejam atualizadas e as formatações sejam mantidas. 

Pronto. Veja que é possível utilizar esta tabela para controle de faturas, vencimentos de produtos perecíveis, etc. Caso queira saber mais sobre formatação condicional, recurso utilizado nessa aula, veja este link, este e este.   

Abaixo segue o link para download da planilha utilizada em aula. Bom trabalho

Versão 2.0

Adicionamos hoje, 13/09/2016, uma nova versão que corrige alguns erros de fórmulas, traz uma nova tela de apresentação e mudança no VBA.

Problemas com o download?

Veja nosso tutorial e saiba como resolver qualquer tipo de problema que você enfrentar para baixar, abrir ou executar nossas planilhas.

Aproveite e clique aqui para ver todos os nossos posts sobre finanças pessoais. Tem controle de cartão de crédito, controle de gasolina, salário líquido a receber e muito mais.