Alguma vez você já apagou uma célula sem saber que havia outras ligadas a ela e com isso acabou gerando um erro em cascata? Muito chato isso, certo? Pois hoje aprenderemos como saber quais são as células que dependem da célula em questão e ver também se essa célula mesma célula depende de alguma outra.

Vejam este exemplo:

Reparem que esta é uma conta atrelada a uma taxa de juros fixa, no exemplo, o valor original do empréstimo, que é R$400,00 é acrescido de 3% e gerado o valor do mês seguinte, que por sua vez é incrementado em mais 3% e assim sucessivamente. Mas veja então que algum economista meio desatento não se dê por conta e apague a célula contendo o valor dos juros. Veja o que acontece:

Sem o fator multiplicador da taxa, o valor dado pelo Excel será sempre o mesmo, o valor inicial da contratação. Mas e como faríamos para saber que todas as células dependiam daquela onde estava a taxa de juros? Fácil, primeiramente selecionamos a célula que gostaríamos de descobrir os que dependem dela e iríamos na guia "Fórmulas" , no grupo "Auditoria de Fórmulas" e por fim clicaríamos no botão "Rastrear Dependentes". Veja que agora uma seta mostra quais as células que estão atreladas a ela.

Veja como fica se nosso exemplo tiver mais células dependentes da taxa de juros inicial:

Mas e se quiséssemos fazer o caminho inverso? Se estivermos procurando de onde vem os valores que estão na célula em questão? Igualmente simples: Faça praticamente o mesmo caminho e no final clique em "Rastrear Precedentes". Selecionaremos a célula correspondente ao mês "dez/16", ao darmos o primeiro clique veja o que ocorre:

Note que ele indicou primeiramente a taxa de juros, já que tudo depende dela e depois a célula imediatamente anterior, "nov/16". Para continuar rastreando continue clicando no mesmo botão e veja o desfecho:

Fácil, certo? Agora para retirar as setas é só clicar na opção "Remover Setas", podendo, inclusive, selecionar se retira as dependentes ou as precedentes.

Detalhe: É possível ter ao mesmo tempo rastreamento de dependentes e de precedentes.

Agora aproveite essa dica e aprimore seus trabalhos.