fechar

Aprender Excel

APRENDER EXCEL

DICAS E NOVIDADES SOBRE EXCEL

Como revisar texto no Excel

por: Maximiliano Meyer em Artigos, no dia 17/03 | 14:54 atualizado em 03/08 | 08:30

Se você não é o Professor Pasquale ou alguém, muito, inteligente, certamente já tropeçou com os melindres da nossa língua, o tão amado e odiado português.

Quando estamos escrevendo no Word, desligamo-nos das regras gramaticais, pois o Word está ali para nos ajudar, certo? Porém, no Excel, muitas vezes nem percebemos que estamos cometendo erros, já que lidamos, basicamente com números, e não com palavras.

Mas repense essa ideia. Uma apresentação para o seu chefe com erros crassos de português, com certeza não vai pegar bem. E o que fazer então? Decorar uma gramática? Sim, mas isso demandaria uma boa parcela de tempo, por isso, vamos aprender um meio de fazer com que o Excelaprenda antes de nós e nos corrija quando cometermos algum erro. Vamos lá:

Primeiramente veja que temos uma planilha com as seguintes palavras que poderiam estar na apresentação do seu balanço trimestral.

Conseguiu encontrar todos os erros? Não? Pois o Excel irá encontrar rapidamente, veja como fazer. Primeiramente vá até a guia 'Revisão' e depois em 'Verificar Ortografia', ou simplesmente aperte a tecla F7 que age como atalho.

Veja queserá aberta uma nova janela, nela vamos ver que o Excel irá buscar a primeira palavra errada. Note que a célula com a palavra será ressaltada, e o programa lhe sugerirá a correção. Vamos aceitar ao clicar em 'Alterar'.

Ao clicar em 'Alterar' iremos automaticamente para a próxima palavra e aquela já foi corrigida:

Após todasalterações você receberá a aliviante mensagem;

Veja quetemos diferentes opções ainda nessa nossa caixa, como por exemplo: A opção de ignorar tal palavra 'Ignorar uma vez' ou 'Ignorar tudo' ou ainda 'Adicionar ao dicionário' caso você considere aquela palavra correta. Mais abaixo você ainda terá a opção de 'Alterar todas' e a opção de 'AutoCorreção'. Mais abaixo temos ainda o idioma que o Excel está usando para fazer a correção, logo ao lado temos um botão para desfazer a última alteração.

Se você quermais alternativas, clique em 'Opções...' e uma outra janela será aberta para você.

Entendido? Então nunca mais passe sufuco ou vergonha ao apresentar um relatório na sua empresa.

Até a próxima.