fechar

Aprender Excel

APRENDER EXCEL

DICAS E NOVIDADES SOBRE EXCEL

Encontrando valores repetidos ou exclusivos com formatação condicional no Excel

por: Maximiliano Meyer em Dicas, no dia 16/07 | 11:15 atualizado em 11/08 | 08:15

Formatação condicional é um dos recursos mais legais que o Excel possui e nós, aqui do Aprender Excel já, postamos várias formas de usá-la por aqui, porém, parece que suas aplicações são intermináveis.

Hoje vamos aprender, por exemplo, como ressaltar os valores repetidos com extrema felicidade, criando apenas 1 regra em alguns poucos cliques. E se além de encontrar os valores repetidos você quiser excluir as linhas com esses valores duplicados, aprenda aqui.

Bom, para a aula de hoje vamos usar o seguinte exemplo:

Valores iguais

Agora imagine uma tabela com centenas de linhas de valor. Imagine o tempo que você levaria para comparar tudo manualmente, ou então, e a chance de erro? Enorme, certo? Para isso você usará o seguinte truque:

Vamos selecionar o intervalo onde estão os valores, navegar até a guia 'Página inicial', botão 'Formatação Condicional', opção 'Nova Regra...'

Abrirá uma nova janela, a janela na qual vamos inserir as regras e dizer ao Excel o que ele tem que fazer, neste caso, salientar as células com valores iguais. Aqui vamos selecionar a 5ª opção: 'Formatar apenas valores exclusivos ou duplicados'. Mais abaixo vamos escolher 'valores duplicados' e depois em 'Formatar...'. Nesse momento será exibida uma nova janela.

Nesta janela é que vamos escolher a formatação dos valores repetidos, por exemplo, cor e tamanho da fonte, cor de fundo da célula, etc. Para poder escolher entre as diferentes funções é só navegar entre as abas.

Dê um ok e depois mais outro e pronto. Veja o resultado:

Altere algum valor e a formatação condicional sumirá ou aparecerá, dependendo do caso.

Valores diferentes

Mas o processo também pode ser usado para localizar valores exclusivos, ou seja, aqueles que não se repetem. Fiz o mesmo processo, porém com uma única diferença: Selecionei 'Valores exclusivos' e continuei o processo escolhendo a formatação a ser exibida.

Veja como ficou:

Por fim, veja que dá pra conciliar as 2 regras ao mesmo tempo, aliás, infinitas regras.

Caso não tenha gostado desse método, temos outro tutorial, confira e veja qual se encaixa melhor no seu problema.