Muitos questionamentos chegam aqui no Aprender Excel sobre as formas de contar no Excel. E o Excel possui várias delas.

Atenção: Não confundir com as funções de SOMA. No post de hoje vmos aprender a contar, o que é diferente, como você verá. Caso você queira aprender a somar, veja nossos posts como =Soma, ou as somas condicionais como =Somase e =Somases.

Vejamos hoje as diferentes formas de contar, sejam eles valores, células vazias, células com dados, etc. Veremos as funções =Cont.valores, =Contar.vazio, =Cont.se e =Cont.ses e Cont.núm. Vamos lá, uma por uma, e, para tentar facilitar o entendimento, vamos tentar usar o mesmo exemplo sempre que possível.

=Cont.valores 

Essa função tem por objetivo contar as células de um intervalo que não estão vazias. Como célula preenchida o Excel considera dados, texto, símbolos, etc. Confira no nosso exemplo abaixo. 

Utilizamos a função =Cont.valores(B5:B21) em G5, delimitando o intervalo para a coluna de alunos. Com essa função o Excel vai contar quantas células têm dados , no caso, nomes de alunos inscritos. Dessa forma temos a quantidade de inscritos, e a cada novo inscrito o número é atualizado.

=Cont.se e =Cont.ses

Agora, com uma condicional vamos saber quem não pagou ainda a matrícula. A sintaxe é =Cont.se(intervalo; "o que será buscado"). No nosso exemplo usamos =CONT.SE(C5:C21; "Não") em G6.

Com essa fórmula o Excel varrerá a coluna delimitada (C, correspondente à matrícula) e informar quantos ainda não pagaram:

Similar a essa função é a condicional para mais critérios, a =Cont.ses. Sua sintaxe é =Cont.se(intervalo 1; "o que será buscado 1"; intervalo 2; "o que será buscado 2"....). Para conferir mais sobre a função =Cont.se e ver a =Cont.ses em ação confira nossa aula especial para essas condicionais.

=Contar.vazio

Essa é muito simples: conta o número de células que estão vazias. A sintaxe é =Contar.vazio(intervalo), apenas isso. Bem simples. Usaremos no nosso caso para ver quantas vagas ainda estão abertas na nossa aula.

No nosso exemplo usaremos =CONTAR.VAZIO(B5:B21), delimitando como intervalo a coluna de alunos. E como você já sabe, adicione um novo nome e o Excel atualiza a contagem.

Veja mais sobre a função em um post dedicado a =Contar.vazio

=Cont.núm

Lembra da primeira função aprendida na aula, que aceitava tudo (texto, números e símbolos)? Essa é quase igual. E embora não esteja na nossa planilha de exemplo é bem simples, também.

Sua sintaxe é =Cont.núm e tem como função contar quantas células no intervalo tem números e neste caso, apenas números. Se uma célula tiver um número de celular, ex: 9987-2312, e estiver dentro do intervalo analisado, não será contada por causa do hífen.

Esperamos que a aula de hoje tenha sido útil e você saia por aí fazendo muitas contagens. Até a próxima.