Por acaso você já passou pela triste situação de criar uma planilha enorme e depois de muito trabalho não conseguir anexar no e-mail? Então confira essa dica muito bacana enviada pelo nosso parceior Sérgio Grinberg, do site Sepetiba Acha Tudo Então não esqueçam de dar uma passada lá para conferir mais dicas valiosas como essa, ok?

Bom. o problema que gerou esse post eu já disse: O tamanho final do arquivo. Muitas vezes acontece do número de linhas e colunas utilizados na planilha crescer tanto que ele fica enorme ao ser gravado. E além de não poder anexar e enviar por e-mail, por exemplo, outros problemas podem acontecer, como, dependendo do ambiente, sua carga e/ou gravação pode ser MUITO demorada (quem diga são os bancários que ainda utilizam a versão do Excel lançada em 95). Sim, por incrível que pareça, os bancos resistem. e muito, a atualizar suas estações de trabalho.

A sugestão neste caso é gravar a planilha com a extensão binária .XLSB. Para salvar seu arquivo com esta extensão não precisa de nada de muito mirabuloso, apenas o velho caminho de "Salvar como" através da guia "Arquivo", ou então pelo botão F12 e escolher a opção "Pasta de Trabalho Binária do Excel (*.xlsb)".

Pronto, veja um teste que fizemos com uma de nossas planilhas de cartão de crédito.

Abaixo você confere uma tabela comparativa com mais alguns exemplos e tudo o mais.

Só pra finalizar, note que esta extensão pode ser utilizada tanto para planilhas sem Macros, quanto para planilhas com Macros, ok? E o uso delas após serem salvas em .XLSB em nada é alterado. Aproveite esta dica e não esqueça de passar no site do nosso amigo.