fechar

Aprender Excel

APRENDER EXCEL

DICAS E NOVIDADES SOBRE EXCEL

Diferenças entre Ctrl + C e Ctrl + X no Excel

por: Maximiliano Meyer em Dicas, no dia 15/01 | 10:43 atualizado em 20/07 | 08:20

Olá pessoal. Trazendo uma dica rápida hoje: A diferença entre Ctrl + C e Ctrl + X.

Resolvemos fazer este post pois esta dúvida chega constantemente como pergunta nos nossos comentários, dos formulários de contato, ou ainda através do (max@desenvolveweb.com.br).

Portanto, se você tinha dúvidas sobre a diferença de um ou de outro, quando usar Ctrl + C ou quando usar Ctrl + X, aprende hoje de uma vez por todas.

Primeiramente é preciso dizer que sim, embora no Word, nos demais softwares e no Windows de uma forma geral não exista uma diferença gritante (apenas o Ctrl + X apaga o arquivo copiado do seu local de origem), no Excel, trocar um comando pelo outro gera erro na sua planilha. Vejamos o que faz cada um deles:

Ctrl + C - Este comando assim como no Windows copia uma seleção, seja células individuais, conjuntos, intervalos, etc. A grande diferença - e causa de muitos erros - é que o Ctrl + C do Excel ATUALIZA o conteúdo das fórmulas que foram copiadas.

Por exemplo: Se você tiver uma fórmula em A1, copiá-la com o Ctrl + C e colá-la em A4, a fórmula será atualizada em 3 linhas. Exemplo: Se fosse =B1+B4 ficaria =B4+B7. Outro exemplo, se fosse =B1+B4 na célula A1 e você colasse-a em C3, ela atualizaria 2 colunas e 2 linhas, tornando =D3+D6.

Ficou difícil de entender? Veja os exemplos abaixo:

Ctrl + X - Este comando é para você usar quando quiser manter a mesma fórmula que quer copiar. Por exemplo: Se em A1 estava a fórmula =B1+B4, e após um Ctrl + X ela fosse colada em C5, as fórmulas ficariam iguaizinhas. A exclusividade de Ctrl + X é que a célula de origem (A1) seria eliminada, da mesma forma que acontece quando damos Ctrl + X em um arquivo no Windows e o colamos em outro lugar.

Claro que se você conhece o caractere 'bloqueador', o '$', já deve estar imaginando que ele pode ser usado no Ctrl + C para trancar a referência, certo? Mas esse truque fica para uma próxima aula.

Pessoal, esta dica parece simples mas é muito importante, principalmente se você quer prestar concursos públicos. Duvida? Clique aqui e veja apenas 1 exemplo de questão onde este conhecimento é exigido do candidato.