Olá, pessoal, hoje mais uma função muito útil pra você que trabalha em escritório, mexe com muitas planilhas, soma muitos dados, etc.

Por acaso você já passou pelo caso de ter que fazer uma soma caso ela atenda a mais de 1 critério? Bom, se a soma pedir apenas 1 critério, já aprendemos aqui, com a função =Somase. Mas, repito a pergunta: E se, para ser feita a soma precisemos de mais de 1 critério? Nesse caso usaremos a função =Somases, que é o que aprenderemos hoje. Vamos lá:

Suponha que temos esta seguinte planilha com, contendo nome dos funcionários, produto vendido, quantidade, preço unitário e preço total:

Agora digamos que o gestor quer selecionar dados específicos. Ele quer, por exemplo, saber quanto foi a funcionária Andressa vendeu de notebooks no atacado naquele mês, ou então quanto foi que Ibson vendeu em monitores no atacado.

Se esse gestor souber como funciona a função =Somases, não terá dificuldade para fazer isto de maneira automática. A sintaxe da função é =SOMASES( intervalo_soma, critérios_intervalo1, critérios1, [critérios_intervalo2, critérios2], ...).

Veja que para facilitar, e para automatizar nosso processo, criamos menus drop down(você aprende a cria-los, clicando aqui

Agora veja queo cruzamento que fizermos nessas 3 opções será o resultado apresentado logo abaixo nesta caixa:

Para isso fizemos o seguinte, veja nossa fórmula: =SOMASES(G5:G20;B5:B20;I4;C5:C20;J4;D5:D20;K4) Explicando: 

1º passo - Delimitamos a área a ser somada, caso os critérios sejam atendidos. No nosso caso, a coluna com os valores totais (G5:G20);

2º passo - Agora selecionamos o intervalo do primeiro critério, ou seja, onde ele será buscado (B5:B20);

3º passo - Depois colocamos qual é este critério a ser testado. Aqui, como criamos um menu drop down, apenas colocamos a referência na função (I4, J4 ou K4), mas nada impediria de você escrever, por exemplo, 20, ‘notebook’, ‘>=20’, etc.

4º passo - Agora vá adicionado tantos critérios quantos forem necessários, repetindo o 2º e o 3º passo. Nós repetimos por mais 4 vezes, totalizando 5 critérios para a soma.

Agora veja a facilidade do menu que criamos, pois ao trocarmos os dados, ele automaticamente faz tudo para nós:

Esta função é muito útil, pois pode ser usada com números, referências, letras, etc. Esperamos que você a use bastante. Até a próxima.