Hoje trazemos para você uma das funções mais cobradas em concursos públicos e, também, muito útil no dia a dia dos estoquistas, lojistas e usuários em geral do Excel.

Na verdade trataremos de 2 funções: =Maior e =Menor. Vamos ver cada uma delas, começando pela função maior:

Sugermios também que veja aqui nossa aula sobre as funções =Máximo e =Mínimo, pois há muita confusão entre elas. Para outras funções e aulas sobre concursos públicos, é só clicar aqui.

=Maior

Com esta função o Excel irá informar para você qual o maior valor em um intervalo, o segundo maior, o centésimo maior, etc. Você escolhe. Veja um exemplo abaixo:

Repare que na função acima utilizamos a sintaxe =Maior(matriz; posição) No caso acima, utilizamos =MAIOR(B4:D12; 1) para o maior valor, =MAIOR(B4:D12; 5) para o 5º maior valor utilizamos =MAIOR(B4:D12;5), e para o 12º maior valor utilizamos =MAIOR(B4:D12;12)

Aqui é necessária uma explicação: Veja que temos diversos valores repetidos na nossa matriz, neste caso, todos os valores repetidos serão contados como independentes, ou seja, repare que o primeiro maior valor será 253,5, o 2º maior será 145, o 3º maior será 141, o 4º será 141 também e assim sucessivamente.

=Menor

Bom, como você deve estar imaginando, a função =Menor é a "mesma coisa", porém ao contrário. Com ela saberemos qual o menor valor, qual o 2º menor valor, o 15º menor melhor e assim sucessivamente.

Veja nosso exemplo abaixo:

Veja que a sintaxe tem o mesmo padrão =Menor(matriz; posição) e a condição de contar os números iguais como uma posição independente permanece.

Aula curtinha, rápida e simples para você dominar estas funções que é sem dúvida uma das mais importantes aos concurseiros. =)

Agora, para fixar mesmo, abra seu Excel e crie várias aplicações para as mesmas. Abaixo, o download da planilha usada na aula:

Problemas com o download?

Veja nosso tutorial e saiba como resolver qualquer tipo de problema que você enfrentar para baixar, abrir ou executar nossas planilhas.