Olá, pessoal. Reta final para o concurso do Banco do Brasil neste domingo, estudando bastante?

Vamos lá:

01 - (2015 - PR - 4 Concursos - UFRJ) A imagem abaixo representa parte de uma planilha criada por um professor, usando o Microsoft Excel 2007, para controlar as notas de sua disciplina. Ele pretende exibir na célula F7 a Maior Média entre os quatro alunos exibidos na planilha. Considerando as alternativas a seguir, assinale aquela que o professor deverá utilizar para obter o resultado pretendido

a) MAIOR(F3:F6)
b) =MAIOR(F3:F6)
c) MÁXIMO(F3:F6)
d) =MÁXIMO(F3:F6)
e) =MAIORMÉDIA(F3:F6)

Solução: Letra D. Aqui conseguimos eliminar algumas respostas facilmente, veja: Alternativa "A" e "C" estão descartadas pois não começam com o sinal de igualdade "=", obrigatório para chamar uma função. Depois, se o candidato tem alguma intimidade com o Excel, elimina a letra "E", pois não existe tal função.

Restam somente 2 opções, parecidas mas com aplicações totalmente diferentes, veja:

Função Máximo: retorna o maior valor de uma faixa de células. Está certinha, pronta para funcionar, no exemplo.

Função Maior: Devolve o maior valor enésimo de um conjunto de dados. É possível utilizar esta função para selecionar um valor de acordo com a sua posição relativa na lista. Para funcionar deveria ter sido dito ao Excel qual a posição que o usuário gostaria de saber, por exemplo, 1 para primeiro valor, 2 para segundo etc. Se estivesse assim: =MAIOR(F3:F6;1) estaria correta.

Leia mais sobre a função =máximo, aqui e sobre a função =maior, aqui.

02 - (2015 - IOBV - PM/SC) O diretor financeiro de uma determinada empresa apresentou ao seu gerente uma planilha no Excel 2013, a qual continha os seguintes dados:

As células A1, A2, A3, A4e A5 continham, respectivamente, os valores numéricos 8, 12, 16, 22 e 36. 

Os conteúdos dascélulas B1, B2 e B3 eram respectivamente: 

= A1 + A3
= A2+A4+A5
= (B1*2) + (B2*2)

Qual o resultado numérico da fórmula da célula B3?

a) 188
b) 24
c) 36
d) 70

Solução: Letra A. Essa é facílima, e não precisa nem chegar até o final dos cálculos. 

Primeiro: não se assuste com aquele monte de número.

Segundo: Não tente fazer "de cabeça", pegue um cantinho na sua folha e desenhe o esquema, vai ficar muito mais fácil.

Terceiro: Efetue a primeira continha (8 + 16) e depois a segunda (12 + 22 + 36). Se você não faltou nas aulas de matemática vai ver que deu, respectivamente, 24 e 70, correto? Agora veja que na terceira conta, você tem que somar o dobro de cada um, e aqui, nem precisamos fazer a conta, é só olhar pras alternativas e usar a lógica.

Se estamos somando o dobro, é óbvio que o valor tem que ser maior que a alternativa D (resultado isolado da conta 2), maior que a alternativa B (resultado isolado da conta 1) e do que 36. Típica conta para roubar seus preciosos minutos. Não deixe que a banca te pegue.

Saiba mais sobre somas no Excel, aqui

03 - (2015 - IOBV - PM/SC) Observe a seguinte planilha do Excel:

Considerando o total produzido pelos três setores no trimestre (célula E5, cujo total é resultante da fórmula = E2+E3+E4) e que a meta de produção estipulada para o mês de abril é de 25% a mais do total do trimestre. Para sabermos o quanto será produzido em abril se a meta for alcançada, a fórmula correta a ser utilizada na célula E6 é:

a) =E5*25%+E5
b) =E5*25%
c) =E6*(+25%)
d) =(+25%)*E5

Solução: Letra A. Mais uma que a banca tenta te confundir com frases complicadas e "embaralhadas".Resumindo: Eles querem que a produção de Abril seja 25% superior ao total do trimestre. Mais fácil, certo? Então qual a fórmula para esta conta?

Veja que a conta está parcialmente concluída, pois o total do semestre está calculado em E5, e vamos usar ela em nossa conta. Agora só precisamos somar os 25% neste valor. Se você souber fazer cálculo de porcentagem a conta está resolvida.

Mesmo que você não saiba, dá pra eliminar algumas pela lógica, veja: A letra B está multiplicando o total do semestre por 25%, dessa forma ele vai obter apenas o resultado de quanto foi 25% do valor do trimestre. A "C" coloca dois sinais aritméticos lado a lado, o sinal de multiplicação e o de soma (dentro do parêntese), óbvio que isso não daria certo. A "D", é igual à B, porém ao contrário e com um parêntese para enfeitar. Sobra a alternativa "A".

Explicando-a:Primeiro o Excel vai efetuar o cálculo dos 25%, fazendo 25% vezes o total do trimestre e depois vai somar esse percentual ao mesmo total do trimestre.

Ficou difícil? Veja mais sobre porcentagem aqui e aqui

04 - (2015 - FGV - TJ/BA) Considere duas planilhas, LO e EX, criadas respectivamente com o LibreOffice 2-4 Calc e o MS Excel 2010. O conteúdo das duas planilhas é idêntico, como descrito a seguir: 

Considere que tenha sido efetuada uma sequência de comandos que removeu a terceira linha de cada planilha. Após a execução desses comandos, o conteúdo da célula A4 em cada planilha LO e EX, respectivamente, é:

a) =SOMA(A1:A3) e #VALOR!
b) =SOMA(A1:A3) e =SOMA(A1:A3)
c) =SOMA(A1:A4) e =SOMA(A1:A4)
d) =SOMA(A1:A4) e =SOMA(A1:A3)
e) #VALOR! e =SOMA(A1:A3)

Solução: Letra B. Aqui citaram o Libre Office para assustar, mas não se preocupe, no caso citado e em 90% das situações, os 2 aplicativos agem da mesma forma. Portanto, o que você sabe do Excel, sabe do Libre e vice versa.

Vamos à resolução: Quando se exclui uma linha, neste caso a terceira, o Excel atualiza a planilha automaticamente. Assim, a linha de baixo (4), passa a ser a nova linha 3, com seus valores atuais, as fórmulas adaptam-se, entendem o comando e passam a considerara a célula atual no lugar da excluída.

Então fica, de : = SOMA(A1:A4) para =SOMA (A1:A3).

05 - (2014 - Cesgranrio - Petrobras) Algumas versões de planilhas eletrônicas calculam as funções média aritmética, moda e mediana de uma série de números. Usando uma dessas planilhas, um professor lançou notas de seus alunos nas células P12, P13, P14, P15, P16, P17 e P18 e preparou outras células (na coluna Q) para calcular essas medidas, conforme mostra o Quadro abaixo.

Sabendo-se que os resultados são truncados em uma casa decimal, quais são, respectivamente, as células que apresentam a média aritmética, a moda e a mediana dessas notas?

a) Q17, Q16, Q14
b) Q17, Q16, Q15
c) Q17, Q18, Q16
d) Q15, Q18, Q16
e) Q15, Q18, Q14

Solução: Letra C. Mais uma que assusta pelo tamanho e coloca coisas a mais do que necessitamos, só para confundir. A segunda coluna com números será desnecessária para o cálculo, vamos usar somente a primeira com as notas dos alunos. Vamos lá:

Veja que temos que descobrir a média, a moda e a mediana e aqui que vem o problema, pois muitos confundem. Resumindo:

Média soma tudo e divide pelo número de termos, que é 7. Fica41/7 = 5.85;

Moda, qual o valor que aparece mais vezes. Nesse caso o 3,00;

Mediana coloca todos os valores em ordem e pega aquele que está no meio (3- 3-5-5.5-7-8-9.5).Nesse caso 5.5

Mais sobre média você vê aqui

Como foram nas questões de hoje? Continuem estudando, só assim se chega à perfeição.

Aproveitem esta dica pessoal, essa é uma das funções mais uteis do Excel e pode lhe poupar muita dor de cabeça.