Prontos pra mais uma rodada de questões comentadas de Excel para concursos? Então vamos lá:

Mas antes, clique aqui e confira todas nossas postagens dedicadas a você que vai prestar uma prova e precisa estar afiado. Tem gráficos, muitas questões comentadas, mensagens de erro, funções mais cobradas, atalhos, etc. Vale a pena clicar e favoritar.

01 - (2015 - Vunesp - Prefeitura de Caieiras) Uma planilha do MS-Excel 2010, a partir da sua configuração padrão, utilizada por uma empresa de contabilidade para controlar os salários de funcionários de diversas empresas, conforme ilustra a figura, contém, na coluna A, o nome do funcionário, na coluna B, o nome da empresa em que o funcionário trabalha, na coluna C, o nome do setor a que o funcionário pertence e, na coluna D, contém o salário do funcionário.

A fórmula a ser aplicada na célula C12 para calcular o total de salários do Setor B da Empresa Indústria de Panela Sousa é:

a) =SOMASES(D2:D10;B2:B10;"Indústria de Panela Sousa";C2:C10;"B")
b) =SOMASES(D2:D10;C2:C10;"Indústria de Panela Sousa";B2:B10;"B")
c) =SOMASES(B2:B10;C2:C10;"Indústria de Panela Sousa";D2:D10;"B")
d) =SOMASE(B2:B10;C2:C10;"Indústria de Panela Sousa";D2:D10;"B")
e) =SOMASE(C2:C10;B2:E10;"Indústria de Panela Sousa";C2:C10;"B")

Solução: Letra A. Ao ler o enunciado vemos que mais de 1 condição é necessária, certo? Na verdade são 2: Setor B da empresa Indústria de Panela Sousa. Dessa forma precisaremos de uma fórmula condicional composta, por isso usaremos a fórmula =SOMASES, eliminando automaticamente as alternativas D e E.

Bom, para começarmos vamos ver a sintaxe da fórmula: =SOMASES( intervalo_soma, critérios_intervalo1, critérios1, [critérios_intervalo2, critérios2], ...). Dessa forma, para resolvermos, o primeiro passo é delimitar o intervalo dos valores a serem somados caso as condições batam, ou seja, a coluna dos valores (pois é isso que calcularemos), dessa forma, a fórmula começara com =somases(D2:D10; ..), e assim eliminamos a alternativa C.

O próximo passo é delimitar onde será procurado o primeiro critério, e qual esse critério?? Olhe um pouquinho à frente, entre aspas: "Indústria de Panela Sousa", pegaram? Exato, o intervalo onde estão os nomes das empresas é B2:B10, pronto, temos a resposta: Letra A.

Se quiser conferir, faça o mesmo procedimento para o segundo critério; Intervalo onde será buscado (C2:C10) e o que será buscado ("B"). Fácil, certo?

Para saber mais sobre =Somases, clique aqui.

02 - (2014 - IBFC - PC-RJ) Uma caixa de texto é um objeto que permite inserir e digitar um texto em qualquer lugar do documento do Microsoft Offce 2010. No Microsoft Excel 2010 para adicionar uma caixa de texto deve-se:

a) ir na guia Ferramentas, no grupo Texto e clicar em Inserir Caixa.
b) ir na guia Inserir, no grupo Ferramentas e clicar em Caixa de Texto.
c) ir na guia Ferramentas, no grupo Texto e clicar em Inserir Dados.
d) ir na guia Dados, no grupo Ferramentas e clicar em Inserir Dados.
e) ir na guia Inserir, no grupo Texto e clicar em Caixa de Texto.

Solução: Letra E. Questão chata, fácil de errar e que cobra o decoreba =/ Infelizmente não tem o que fazer, tem que saber. Confira abaixo o print daquilo que é pedido (veja que na questão pede-se Excel 2010 e o nosso é o 2013, mesmo assim, é a mesma coisa).

Para saber mais sobre as guias clique aqui.

03 - (2014 - IBFC - PC-RJ) Com base na planilha do Excel 2010 abaixo assinale a alternativa que apresenta as fórmulas que estão nas células B1, C1 e D1, respectivamente:

a) =B1-A1+C1 ; =2*A1+7 =(B1-A1)/2
b) =(B1-A1)/2 =(B1-A1)/2 =2*A1+7
c) =2*A1+7 =B1-A1+C1 =(B1-A1)/2
d) =B1-A1+C1 =2*A1+7 =B1-A1+C1
e) =2*A1+7 =(B1-A1)/2 =B1-A1+C1

Solução: Letra E. Essa aqui, se você tem uma intimidade maior com o aplicativo não ia nem precisar realizar as contas (o que também não seria muito difícil). E por que é fácil você está perguntando?

Repare que em todas as alternativas erradas há a própria célula como referência para o cálculo, por exemplo, no cálculo de A1 da alternativa A, temos a fórmula =B1-A1+C1. Viu que A1 está dentro da fórmula de A1?? Isso gera um loop e erro de referência, pois nunca uma fórmula pode receber ela mesmo como referência. Guarde isso.

Agora veja como é fácil, pois isso ocorre nas alternativas A, B, C e D. Resta só a E.

04 - (2014 - Vunesp - TJ-SP) Tem-se uma planilha no Microsoft Excel 2010, em sua configuração padrão, e um gráfico de rosca criado a partir do conteúdo das células A1 até B5.

A soma das fatias do "Tipo 1" e "Tipo 2", em relação ao total das fatias, representa

a) 100%
b) 25%
c) 150%
d) 50%
e) 75%

Solução: Letra D. Para resolvermos essa usaremos mais raciocínio matemático do que Excel. Precisamos saber quanto corresponde X valor em dado montante. Para isso temos que saber qual o montante, certo?

Para saber isso, some os valores que estão no gráfico (coluna B) e você obterá o número 300. Agora vamos ver quanto corresponde o montante que queremos descobrir; para isso some os valores e você obterá 150. Pronto. Agora me diga: Quanto corresponde 150 em um total e 300%? Se você disse 50% você acertou.

Se precisar saber mais sobre porcentagem, clique aqui.

05 - (2014 - Vunesp - TJ-SP) Tem-se a planilha a seguir, criada no Microsoft Excel 2010, em sua configuração original.

Um usuário selecionou todo conteúdo entre as células A1 e C8 e pressionou Ctrl+C. Assinale a alternativa que contém o nome da opção utilizada na janela Colar Especial para produzir o resultado a seguir.

a) Fórmulas e formatos de números.
b) Multiplicar.
c) Transpor.
d) Validação.
e) Formatos.

Solução: Letra C. Mais uma que não tem mistério. Note que algumas opções são bizarras, como, por exemplo, "Multiplicar" ou "Fórmulas e formatos de números". Depois não temos muitos macetes a não ser conhecer cada uma das opções. A correta é mesmo a letra "C".

Veja, abaixo, a janela mencionada no questionamento.

Mas fiquem tranquilos que essa é a primeira vez que vejo uma pergunta dessas por aqui, e creio que ela não voltará tão cedo. No entanto, aprender nunca é demais, certo? Então clique aqui e veja nossa aula sobre a função =Transpor

Foram bem nas questões? Então clique aqui e veja as outras partes sobre nossas aulas voltadas a concursos.