Olá, amigos. Conforme pedidos recebidos por e-mail e aqui nos comentários, estou trazendo hoje uma planilha simplesinha, mas que dá conta do recado naquilo em que se compromete a fazer. Estamos falando de uma planilha para notas escolares.

Com o intuito de tornar menos árdua a tarefa de ser professor no Brasil, bolei a planilha Excolar - mistura de Excel e escolar, ok, foi podre, eu sei.

Através desta planilha o professor terá mais agilidade para lidar com as notas finais, manipulando automaticamente cálculos de frequência, média final e notas dos trimestres, por exemplo. Vejamos o que ela contém:

Na imagem acima podemos ver como é a organização da planilha. Nela vamos inserir o número do aluno na chamada, seu nome e a quantidade de faltas, sendo que devem ser inseridas no formato horas aula. Depois colocaremos as notas do 1º. 2º, 3º e 4º trimestre. Com estas notas o Excel vai gerar automaticamente a média final.

Com base nas faltas, o Excel nos dirá, também, qual foi a frequência total do aluno e depois se ele foi aprovado ou não na disciplina. Antes de esclarecer como ele saberá a nota média da sua escola e a frequência necessária para a aprovação, é importante esclarecer que para o aluno ser aprovado a fórmula levará em consideração a frequência obtida nas aulas, e, se mesmo que sua nota final for maior à média necessária, o estudante será considerado reprovado. Reparem no exemplo da aluna Alessandra.

Bom, agora vamos ver como definir os dados de horas aula, média para ser considerado aprovado, em recuperação, etc.

Repare no quadro acima, aqui você inserir os dados da sua escola e o Excel atualizará automaticamente as fórmulas. Precisaremos do número total de horas aula da disciplina e da porcentagem necessária para a aprovação, depois precisaremos inserir a média final que qualifica o aluno como aprovado, bem como as notas para recuperação. Fácil, por exemplo, se a aprovação for de 70 para cima e reprocaçaão de 60 para baixo, os dados a aserem preenchidos na recuperação será 61 e 69. Ainda podemos identificar a planilha com o nome da disciplina, a turma a qual se refere e o nome da escola.

Por fim, veja que bem lá embaixo há disponibilidade para trabalharmos com até 10 turmas simultaneamente:

Aaaah, e para facilitar ainda mais a visualização, tudo que se referir à reprovação estará na cor vermelha, e tudo que se referir à aprovação estará na cor verde. Isso vale para frequência, notas trimestrais e média final, bem como situação final do aluno.

Bom, para finalizar, note que esta planilha está na versão 1.0. Aguardo agora os comentários daqueles que mais importam: os professores. Me conte nos comentários, logo abaixo, o que faltou, o que não deveria estar na planilha, o que está errado, etc. Vamos, juntos, montar uma planilha para facilitar a profissão mais importante do Brasil e que, infelizmente, ainda é subvalorizada. Comentários e sugestões também podem ser enviados para [email protected]

Abaixo o botão de download. É só clicar e copiar para o seu computador.

Clique aqui para fazer o download do arquivo
Problemas com o download?

Veja nosso tutorial e saiba como resolver qualquer tipo de problema que você enfrentar para baixar,abrir ou executar nossas planilhas.

Versão 2.0  

Hoje, em 03/07/2015 colocamos no ar a versão 2.0 da planilha. Nela adicionamos a opção para calcular se o aluno está em recupeção. A dica foi pedida para nós através do e-mail. Portanto, se você tiver qualquer sugestão, contate-nos e rapidinho a planilha será atualizada (não demorou nem 1 hora =D). Além disso, a planilha também recebeu melhorias no seu visual e está mais bonita.

Versão 3.0

Adicionamos hoje, 16/09/2016, uma nova versão que corrige alguns erros de fórmulas, traz uma nova tela de apresentação e mudança no VBA.

Versão 4.0

Hoje, dia 13/02/2017, corrijimos o bug com as versões 64 bits.

Versão 5.0

Hoje, dia 27/02/2018, consertamos um erro menor.