fechar

Aprender Excel

APRENDER EXCEL

DICAS E NOVIDADES SOBRE EXCEL

Calculando a Raiz Quadrada e a Raiz Pi Quadrada no Excel

por: Maximiliano Meyer em Dicas, no dia 16/06 | 08:55 atualizado em 18/10 | 08:00

Raiz quadrada costuma ser uma dor de cabeça, certo? Ok, até conseguimos resolver algumas facilmente, como a raiz de 9 ou de 16, que são 3 e 4 respectivamente, mas qual a raiz de 2304? Bom, de cabeça demoraria horas, isso se você conseguisse, e até na calculadora ou na ponta do lápis ia ser complicado, já que você teria que ir testando até acertar achar a raiz quadrada exata (no nosso exemplo: 48). E nem falamos em raízes não inteiras...

Bem, para nossa sorte o Excel tem uma função nativa para calcular isso facilmente. E a sintaxe da fórmula é tão simples quanto: =Raiz(número). Sim, somente isso. Note que abaixo vamos aplicar a raiz do número que falamos, o 2304, veja como o resultado será o 48, conforme falamos.

Veja que funciona também para raízes que não retornam números inteiro:

E se você quiser mais precisão neste caso, é só selecionar a célula e clicar no botão de 'aumentar casas decimais', dentro do grupo 'Número', guia 'Página Inicial'. É só ir clicando e adicionando quantas casas decimais você quiser.

Uma última opção é a possibilidade de usar a função =Raizpi(número), que como diz, calcula a raiz do número informado e depois calcula pelo valor de Pi, que 3,141593...... Usaremos o mesmo exemplo anterior: raiz de 2304 (que é 48) e que será multiplicado por 3,141593.

Mais fácil do que correr pra calculador mais perto, certo?

Até a próxima.