fechar

Aprender Excel

APRENDER EXCEL

DICAS E NOVIDADES SOBRE EXCEL

Desbloqueando planilhas sem VBA no Excel

por: Maximiliano Meyer em Tutoriais, no dia 07/05 | 11:43 atualizado em 03/08 | 08:20

Olá, pessoal. Alguns usuários relataram no nosso site que muitas vezes não conseguem desbloquear as planilhas com senha conforme explicamos em outro post, por não ter conhecimentos suficientes de programação e VBA, ou então porque o Excel 2013 tem outra criptografia.

Pensando nisso, trouxemos hoje um novo método, que não usa VBA e também quebrará a proteção da versão 2013 do Excel. Detalhe: Esse processo também funciona em outras versões, como a 2007.

Primeiro temos que configurar nosso Windows para exibir as extensões dos arquivos. Para isso vá no painel de controle do seu computador e nas 'Opções de Pasta' ou então apenas digite 'Opções de Pasta' na busca do seu computador:

Na janela que abrir vá em 'Modo de Exibição' e desmarque a opção 'Ocultar as extensões dos tipos de arquivo conhecidos'.

Agora pegue o arquivo bloqueado por senha e substitua a extensão dele, que está em .xlsx para .rar (pode ser também .zip, depende do programa descompactador que você possui instalado).

O próximo passo é clicar 2 vezes para abrir esse arquivo compactado e então você terá uma série de pastas, entre na pasta 'xl' e depois em 'Worksheets'. Nesta pasta tem um arquivo chamado sheet1.xml. 

Abra vamos ter que abrir o arquivo sheet.xml com o bloco de notas e aqui, depende do seu sistema. Pode ser assim: 2 cliques no arquivo e abrirá a seguinte tela

Ou então clique com o direito no arquivo .xml e vá em 'Abrir com' e depois em 'Bloco de notas'

Ou por último, clique em direito e vá em propriedades. Na nova janela vá em 'Alterar...' e então a janela anterior aparecerá e você poderá clicar no bloco de notas.

Enfim, não importa a forma, você tem que selecionar para abrir o .xml com o bloco de notas. Após ser aberto, você terá uma série de códigos. No Excel 2013 procure o código

< sheetProtection algorithmName='SHA-512? hashValue='Q6BznOFrrKH7/99WiuTBjsLp6yTXgFh4VyoMlurQiL0fqc/c7usLfKNaEgpywZ6jqr5LRFRmysdGJhN/pv6cJw==' saltValue='nqZrWj1H7ESKJ5chS1fTwg==' spinCount='100000? sheet='1? objects='1? scenarios='1? selectLockedCells='1?/>

e substitua por

< sheetProtection selectLockedCells='1? selectUnlockedCells='1?/>  

Observação: O sinal < do início da linha não pode ter espaço em relação à próxima palavra. Remova-o.

Se a sua versão do Excel for 2007, a linha a ser buscada é

< sheetProtection password='XXXXX' sheet='1? objects='1? scenarios='1?/>

Substitua pelo mesmo código de antes:

< sheetProtection selectLockedCells='1? selectUnlockedCells='1?/> here

Agora salve o arquivo de texto e depois feche o arquivo .rar. O programa perguntará se você quer salvar, diga que sim.

Para terminar reverta o processo anterior, e passe o arquivo .rar para .xlsx.

Uma observação final, pode ser que o arquivo do Excel 2013 tenha mais linhas de códigos, mas o básico é o de sempre: Procure < sheetProtection algorithmName ? até selectLockedCells='1?/> e substitua.

Espero que lhe seja útil. Até a próxima, e lembrando, temos outra explicação de desbloqueio. Confira.