fechar

Aprender Excel

APRENDER EXCEL

DICAS E NOVIDADES SOBRE EXCEL

Problemas com os downloads do site?

por: Maximiliano Meyer em Artigos, no dia 04/05 | 10:43 atualizado em 19/07 | 08:20

Constantemente recebemos e-mails ou comentários aqui na nossa página relatando problemas com os downloads, porém, o problema ocorre por desconhecimento dos leitores na hora de executar os procedimentos ou por algum problema com AdBlock. Por isso trouxemos hoje um tutorial de como efetuar o download e aproveitar ao máximo nosso conteúdo.

Problemas com macros/VBA:

Seu problema é um erro de incompatibilidade entre 32 e 64 bits nas macros VBA, igual à imagem abaixo?

Então confira ESTE POST. Mas se o seu erro é mesmo em relação a download, siga lendo.

Problemas para abrir a planilha:

Baixou a planilha e está com problemas para abrir e executar a mesma? Então siga os 2 passos abaixo:

1 - Assim que você baixar a planilha e abri-la, por padrão, ela estará bloqueada. Isso ocorre porque a Microsoft restringe o 1º acesso a qualquer conteúdo baixado na internet. Você só precisará clicar em "Habilitar edição" ali embaixo da barra de ferramentas.

2 - Este 2º passo não é obrigatório. Caso a planilha possua macros você terá de clicar em "Habilitar Conteúdo" pelo mesmo motivo de segurança, caso ela não possua macros, você não irá precisar do método 2 e 3. 

3 - Após concluir estes 2 passos, repare que as planilhas vão aparecer ali embaixo. Veja o antes e o depois:

Problemas com download:

Primeiramente encontre o botão de download no final das nossas postagens. Ele será o seguinte:

É só clicar nele e o download começará automaticamente, apresentando a seguinte janela, perguntando onde salvar o arquivo.

Dê um ok, e pronto, o arquivo já está em sua máquina. Aqui vem o maior problema enfrentado por nossos leitores. Veja que o formato dele é .rar e o ícone são 3 livros amarrados com 1 cinto (o ícone pode ser diferente ou até mesmo não ter ícone, tudo depende do programa descompactador que você tiver em seu Pc) , ou seja está compactado para maior segurança e um menor tamanho de arquivo.

Para descompactar e usar as planilhas você precisará de um programa que faça isso. O próprio Windows tem o recurso, ou então você pode utilizar o WinRar, que é leve e gratuito. Para baixar e instalar a última versão clique neste link. Não precisa se preocupar, pois é totalmente seguro =)

Agora que você tem o programa instalado (veja que se antes o ícone dos livrinhos não aparecia, agora já está aparecendo) clique com o direito no mesmo e então em 'Extract Here'.

Agora veja que a planilha já pode ser acessada o/

Agora é só dar 2 cliques e abrir a planilha normalmente. Porém, para poder interagir com ela, é preciso habilitar a edição. Para isso, veja que logo que abrir a mesma, será exibida uma barra superior informando o modo de exibição protegido e com um botão para 'Habilitar Edição'. Vamos clicar nele.

E se a planilha contiver macros, como a de controle de estoque, precisará de mais 1 confirmação extra. Essa 2ª confirmação aparecerá também no topo, no mesmo local onde estava o botão de 'Habilitar Edição', só que agora se chama 'Habilitar Conteúdo'.

Por fim, veja que dá pra saber se a planilha contém macros ao olhar para o seu ícone. Veja abaixo, à esquerda, uma planilha sem macros, e à direita, uma com este tipo de conteúdo. E se não souber o que são as macros e para que elas servem, confira nossa aula-explicação.

Para testar se você aprendeu direitinho, colocamos abaixo uma planilha para você simular o que foi passado nesse tutorial. Veja se consegue.

Possíveis problemas com AdBlock

O uso de bloqueador de propagandas e anúncios indesejados é cada vez mais popular entre os usuários. Eu inclusive uso. O problema é que muitas vezes o recurso pode bloquear alguma função importante do site, como, por exemplo, algo relacionado ao bom funcionamento dos downloads.

O que sugerimos é que você desative o AdBlock apenas para o Aprender Excel. Ou seja, você continuará bloqueando as propagandas indesejadas em todos os demais sites sem afetar nada no nosso site. Siga os seguintes passos para desativar o bloqueador de propagandas:

 1 - Clique com o botão esquerdo do mouse sobre o ícone da extensão que, geralmente, fica ali do lado da barra de endereço. Depois clique em "Ativado neste site. Transformar-se-á em "Desativado neste site".

2 - Veja que ele já está desativado aqui no AE, Até o ícone ficou descolorido.

Pronto agora recarregue a página e perceba que você não estará mais bloqueando nada, inclusive nossos downloads deverão ser feitos normalmente =) 

Agora que você está conseguindo baixar sem problemas, confira nossas planilhas gratuitas e disponíveis e bons downloads e bons trabalhos.