fechar

Aprender Excel

APRENDER EXCEL

DICAS E NOVIDADES SOBRE EXCEL

Os 10 posts de 2016 mais acessados no Aprender Excel

por: Maximiliano Meyer em Artigos, no dia 14/12 | 16:39 atualizado em 31/05 | 08:00

Mais um ano que termina e mais um ano consolida o trabalho do Aprender Excel e o coloca no posto de maior site sobre Excel em língua portuguesa. 

Até a metade de dezembro recebemos mais de 2.2 milhões de acessos e mais de 3.3 milhões de pageviews vindos, além do Brasil, é claro, de Portugal, Moçambique, Angola, entre outros países lusófonos.

Escrevemos mais de 70 posts inéditos neste ano e nossas planilhas foram baixadas mais de 100 mil vezes. Muito obrigado <3

Pensando nisso resolvemos trazer os 10 posts deste ano que mais bombaram.

Vamos então ao nosso top 10 de 2016:

10 - Como separar nome do sobrenome 

Se você trabalha com dados vindos do banco de dados, talvez passe, constantemente, pela chata situação de ter que editar pilhas e pilas de registros que chegam em uma formatação diferente daquela que você precisa.

E um dos casos mais comuns é receber os nomes agrupados do sobrenome. Porém, muitas vezes queremos trabalhar com eles separadamente. Para isso é só utilizarmos o truque que fez sucesso e garantiu um lugar no nosso top 10 de 2016.

9 - Separando valores em diferentes planilhas com critérios 

Este post é muito interessante e útil. Já ensinamos como trabalhar com pastas diferentes, por exemplo. Somar de uma e passar para outra, fazer cálculos envolvendo valores de diferentes pastas, etc.

E com a dica de hoje vamos aprender a colocar condições para automatizar estes processos. Por exemplo: Temos a planilha abaixo preenchida com meus gastos do mês:

Veja que lá em baixo temos as planilhas 'Card, 'Cheque', etc. Se você implementar nossa dica acontecerá o seguinte: Sempre que inserir algo na planilha 'Base', automaticamente o Excel vai mandar os gastos às suas planilhas correspondentes e você terá tudo separadinho e bonitinho.

8 - Funções e fórmulas do Excel em inglês e português 

Pelo jeito muita gente ainda está com o Excel em versão inglesa, pois este foi o nosso 9º post de 2016 mais visualizado.

Como nós ensinamos utilizando os nomes das fórmulas em português, sugiro que você acesse o post e já o coloque nos seus favoritos. Caso você veja algum tutorial aqui do site e não souber o correspondente no idioma do seu Office é só dar um Ctrl + F neste post e encontrar o nome correto para você.

Para facilitar ainda mais, colocamos os links para as fórmulas que já estão explicadas aqui no site.

7 - As fórmulas mais utilizadas no Excel segundo a Microsoft 

Qual a maior autoridade em Excel? A Microsoft, é lógico. Portanto, o que ela diz, tá dito, certo? Logo, se ela diz quais são as fórmulas mais utilizadas, é bom que você veja nossas aulas e domine cada uma delas.

A lista com as fórmulas mais frequentes está dividida em funções matemáticas, estatísticas, de texto, de conversão, etc. Superorganizado.

6 - Calculando horas negativas 

Essa é uma dúvida que nunca sai de moda e já explicamos mais de 1 vez entre um post e outro. E a dúvida é tão constante que este ano ela ganhou um tutorial só para ela.

Saber como manipular horários negativos é essencial para nossas planilhas de controle de horas, por exemplo, uma das mais baixadas de todos os tempos aqui no Aprender.

Então se você ainda não viu e não entende por que seus cálculos com hora não fecham, sua resposta pode estar aqui.

5 - Como fazer um menu dropdown condicional 

Um dos maiores sucessos de sempre aqui no site é o passo a passo para criar um menu dropdown no Excel, ou seja, aqueles menus que ficam 'escondidos' em uma célula e que só aparecem quando você clica na setinha e ele se expande, revelando as opções. Confira este post clicando aqui.

Vendo o sucesso dele e atendendo a pedidos dos nossos leitores, criamos então um tutorial de como criar um mesmo tipo de menu, mas que seja condicional, ou seja. Se em determinada célula você colocar o valor 'A', ele irá retornar o menu 'A', se na mesma célula você colocar o valor 'B', ele retornará o menu 'B'.

O resultado é o seguinte:

4 - Como validar CPF 

CPF é um campo comum de quem trabalha com Excel criando cadastros e fichas de clientes, por exemplo. Por isso é importante saber como ele funciona e saber validá-lo.

Quando soubermos isso vamos poder informar ao Excel como validá-lo através de fórmulas, e, toda vez que um CPF inválido for inserido, o Excel vai nos avisar, impedindo o cadastro errado.

Como brinde tem ainda o download de uma planilha que valida automaticamente para você com tudo bem detalhadinho, passo a passo.

Bônus: Confira também um dos posts mais acessados de 2015 -> Como deixar os dados inseridos no formato CPF, CNPJ, entre outros. Clique aqui 

3 - Planilha lista de compras

E o top 3 não poderia ser diferente. No nosso pódio de posts mais acessados do ano estão as planilhas, elas que correspondem a grande parte do tráfego do site.

O 3º lugar fica com a planilha de lista de compras desenvolvida em conjunto com nossos amigos do Excel Easy. Com esta planilha você poderá ter controle total sobre as suas compras, filtrando os itens por categoria, preços e até um gráfico que vai mostrar qual o grande vilão do seu orçamento. 

2 - Planilha que reinicia o computador (pegadinha)

E como o BR é um povo da zoeria, o nosso 2º lugar fica com uma pegadinha: a planilha que reinicia automaticamente o computador que executá-la.

O processo é simples: mande para um amigo e peça para ele executar as macros, depois de alguns minutos (necessários para o computador reiniciar) virá a enxurrada de reclamações. Mission accomplished.

1 - Calendário e agendador de tarefas 2017

E o grande campeão não poderia ser outro, senão nosso tradicional calendário e agendador de tarefas para o ano seguinte.

Com ele você terá um calendário completo, com os feriados, inclusive, para adicionar os compromissos com data e hora marcada. Para completar tem ainda uma planilha inclusa que vai controlar o pagamento de suas contas e te avisar aquelas que estão prestes a vencer.

Pagar juros e perder algum compromisso em 2017 será impossível com a ajuda dessa planilha.

Bônus

Aprendeu bastanse sobre Excel conosco em 2016? Quer aprender mais em 2017 e ficar craque na ferramenta? Então confira nosso curso de mais de 100 aulas que sai por menos de 80 centavos.

Loucura? Erro de digitação? Não mesmo. O valor está correto. Clique aqui e confira todas as vantagens de estudar no Oficina da Net Premium

E aí. Qual foi a aula que você mais gostou de encontrar aqui no site em 2016? Qual aquela que ficou faltando para 2017. Conte pra gente nos comentários.