fechar

Aprender Excel

APRENDER EXCEL

DICAS E NOVIDADES SOBRE EXCEL

Problemas de incompatibilidade entre 32 e 64 bits

por: Maximiliano Meyer em Dicas, no dia 10/10 | 13:54

Olá pessoal. Hoje vamos tratar de um assunto chato sobre o Excel: O erro de incompatibilidade entre as versões de 32 e 64 bits.

A situação é a seguinte: Você baixa uma superplanilha aqui do Aprender Excel, descompacta a mesma ansiosamente e na hora de usar recebe o irritante erro:


Muitos acham que o erro está ligado a versão do Windows, se ele é 32 ou 64 bits, porém o sistema operacional não está ligado a este problema, mas sim o seu pacote Office.

Nossas planilhas são todas desenvolvidas no Office 32 bits, pois é a versão utilizada na esmagadora maioria das máquinas. O problema ocorre para quem usa a versão de 64 bits, pois nesta versão é necessária uma palavrinha chave para informar ao Windows que o código VBA é seguro: 'Ptrsafe'.

Sem a edição do código a planilha não funcionará em versões 64 bits, e o problema é que alguns códigos são bem grandinhos e exigiriam que fosse totalmente remodelado, o que não tem possibilidades de ocorrer nesse momento.

Solução

Bom, a solução, a parte mais esperada desse texto.

A solução não é a mais prática, confesso, mas irá funcionar: Reinstale seu Office. Sim, infelizmente é a coisa mais prática a se fazer. Ao remover a versão de 64 bits e passar a utilizar a versão de 32 bits você garante que daqui para a frente TODAS as planilhas vão ser executadas, inclusive, aquelas feitas com o atributo 'PtrSafe'.

Assim você resolverá todos os problemas atuais e futuros em no máximo 1 hora. Agora imagine editar todas as planilhas.... Além disso, a versão de 64 bits do Office não apresenta nenhuma vantagem significativa, como uma versão 64 bits do Photoshop, por exemplo.

Sei que não é a coisa mais prática do mundo, mas precisa ser feito.