Olá pessoal. Hoje vamos tratar de um assunto chato sobre o Excel: O erro de incompatibilidade entre as versões de 32 e 64 bits.

Atualização Aprender Excel

Abaixo você irá ler sobre o que é e como resolver o chato problema das versões. Antes, por termos muitas planilhas aqui no site, era complicado editar uma a uma e, por isso, era comum que algum usuário encontrasse o erro.

Hoje, após um empenho homérico, consegui editar todos os trabalhos do site e eles estão funcionais, seja no seu Excel de 32 bits ou no seu Excel de 64 bits. Mas, caso eu tenha esquecido a correção de alguma planilha, e você esteja sofrendo com esse erro, deixe um comentário informando qual a planilha e rapidinho eu corrijo.

Já estamos perto das 100 planilhas, assim, é compreensível que eu esqueça de 1 ou outra, certo? 

Agora, se o seu problema não é com uma planilha do Aprender Excel, ou você apenas quer saber do que se trata, continue a leitura abaixo:

Continuando

A situação é a seguinte: Você baixa uma superplanilha aqui do Aprender Excel, descompacta a mesma ansiosamente e na hora de usar recebe o irritante erro:


Muitos acham que o erro está ligado a versão do Windows, se ele é 32 ou 64 bits, porém o sistema operacional não está ligado a este problema, mas sim o seu pacote Office.

Algumas planilhas são desenvolvidas no Office 32 bits, pois é a versão utilizada na maioria das máquinas. Nestas versões a única coisa que o programador precisa fazer é, pura e simplesmente, criar o código. O problema surge quando alguém que usa a versão de 64 bits tenta executar a mesma planilha.

Como nesta versão (64 bits) os códigos precisam obrigatoriamente de uma definição de segurança, o "PtrSafe", que a planilha (criada para a versão de 32 bits) não contém, irá surgir a janelinha acima.

Para funcionar somente a edição dos códigos, ou...

Solução

Bom, vamos à solução, a parte mais esperada desse texto.

Infelizmente ela não é a mais prática, confesso, mas irá funcionar: Reinstale seu Office. Sim, infelizmente é a coisa mais prática a se fazer. Ao remover a versão de 64 bits e passar a utilizar a versão de 32 bits você garante que daqui para a frente TODAS as planilhas vão ser executadas, inclusive, aquelas feitas para a versão 64 bits.

Se serve de consolo, a versão de 64 bits do Office não apresenta nenhuma vantagem significativa, como uma versão 64 bits do Photoshop, por exemplo. Assim, não há nada que o "prenda" a versão 64 e impeça a instalação da versão 32 bits.

Sei que não é a coisa mais prática do mundo, mas precisa ser feito.