Muitas vezes quando importamos dados de algum formulário ou banco de dados é comum querermos só o primeiro nome ou primeiro e último. Nesse artigo vamos ver como separar os nomes que queremos.

Ah, e se você quiser fazer o contrário, ou seja, juntar palavras e intervalos, confira a função =Concatenar.

Primeiramente devemos identificar onde começa e onde o nome termina, vamos pegar como exemplo Jeferson Gomes da Silva Junior, o nome começa no "J" e termina em um espaço " ". E o sobrenome nome começa no "G", ou seja, no primeiro caractere depois do espaço " ".

Para montarmos uma lista apenas com os primeiros nomes vamos utilizar algumas fórmulas. Como a quantidade de caracteres do nome varia, vamos precisar da função LOCALIZAR, que localiza uma palavra ou caracteres dentro de um texto e retorna o número da posição onde o caractere se encontra, ou seja, retorna a posição do primeiro espaço vazio.

Como já sabemos a posição do primeiro espaço dentro da nossa célula. Precisa extrair o primeiro nome que deve começar a posição um, já que é o primeiro caractere e terminar no primeiro espaço. Para isso, vamos utilizar a função EXT.TEXTO, que retorna um número de caracteres com base no resultado da nossa função LOCALIZAR.

A parte mais complicada já foi, e a essa altura você já deve ter entendido a lógica de como contamos e separamos os caracteres.

Para separarmos o sobrenome vamos usar a função EXT.TEXTO e LOCALIZAR, mas alterando a posição do número de caracteres e do número inicial. Para saber o número de caracteres que a célula contem, vamos usar a função NUM.CARAT na célula e ela vai nos retornas o número total de caracteres.

Os resultados da sua tabela devem ficar parecidos com a tabela acima. Qualquer dúvida ou sugestão pode deixar nos comentários abaixo que responderemos o mais rápido possível.