Hoje vamos ver mais uma função que foi introduzida com a versão 2016 do Office, a fórmula =Parâmetro. E antes de começarmos:

Todas as novas fórmulas 2016 são:
=UnirTexto()
=Parâmetro()
=Ses()
=MáximoSes() e =MínimoSes()

Voltando à função =Parâmetro, ela servirá para retornar um valor específico caso a expressão referenciada por você seja X, ou outro valor caso seja Y, etc. ou ainda, um valor padrão caso não localize nenhuma das opções especificadas.

Anteriormente efetuávamos o mesmo processo encadeando várias vezes a função condicional =Se uma dentro da outra ou até mesmo da =Procv. Confira os exemplos antigos nos links deste mesmo parágrafo e depois veja como a =Parâmetro facilitará nossa vida.

A sintaxe da função é =PARÂMETRO(expressão; valor1; resultado1; [padrão ou valor2;resultado2]…[padrão ou valor3;resultado3]...Valor padrão). Este valor padrão é opcional e caso você não o especifique, será exibido #N/D caso o Excel não encontre nada.

Para deixar as coisas mais claras, vamos imaginar o seguinte exemplo: Temos uma planilha de algum tipo de cadastro e neste cadastro fictício precisamos informar o dia da semana entre os dados. Porém, para poupar tempo e não termos de escrever toda vez "segunda-feira", "terça-feira", etc. vamos utilizar a função =Parâmetro.

Assim, após montarmos a fórmula, caso coloquemos 1, o Excel retornará "segunda-feira", caso coloquemos 2, será "terça-feira", e assim por diante. Vamos colocar ainda uma mensagem padrão de erro, para caso coloquemos algum valor errado.

A fórmula montada foi =PARÂMETRO(B3;1;"Segunda-Feira";2;"Terça-Feira";3;"Quarta-Feira";4;"Quinta-Feira";5;"Sexta-Feira";6;"Sábado";7;"Domingo";"Valor Inválido")

Repare que "B3" é a célula onde estamos colocando os valores numéricos. Depois vem o valor e em seguida sua resposta, e assim por diante, até a última expressão que é aquela destinada ao erro.

Veja abaixo a função em ação.

E não esqueça de conferir nossos outros posts em que abordamos as novidades da versão.