Há alguns dias fiz um post sobre as melhores planilhas para a sua empresa deslanchar e ter resultados cada vez melhores. De lá para cá vieram os pedidos para fazer uma mesma listagem, mas com planilhas para a vida pessoal voltada àqueles que não tem uma empresa, mas mesmo assim querem aproveitar as funcionalidades do Excel para dar um jeito na sua vida financeira.

Então aqui está.

Confira a partir de agora as melhores planilhas para resolver suas finanças.

Algumas das planilhas foram criadas em coautoria com nossos colegas do Excel Easy, então confira o site deles.

Controle do cartão de crédito 

E não poderíamos começar por outra planilha que não aquela mais importante, segundo pesquisas, afinal, o cartão de crédito é o maior problema da vida dos brasileiros.

Lance suas despesas, separe-as por tipo de gasto, bandeira do cartão, insira datas e veja os resultados ao longo do tempo. Tudo bem explicado e de fácil entendimento com os dashboards.

Controle de datas de vencimento 

Como organizar a sua vida financeira se você nem mesmo se lembra de pagar as contas em dia? E quem nunca esqueceu de pagar um boletinho e depois foi surpreendido com os juros que atire a primeira pedra.

Por isso é só baixar nossa planilha de controle de datas de vencimento que isso nunca mais vai acontecer. Garantia Aprender Excel de qualidade.

Controle de combustível 

Qual o item que sempre dispara na inflação e encarece as contas da casa, ano após ano? O maldito combustível, tão essencial em um país com sistema público deficitário.

Por isso que criamos uma planilha específica de controle dos gastos com combustível. Você irá inserir os seguintes dados a cada vez que abastecer: data, quanto pagou pelo litro, quanto abasteceu e qual era a quilometragem inicial e final da abastecida. Depois o Excel vai lhe entregar qual foi a média, quanto custou cada quilômetro rodado, etc.

Ainda tem uma série histórica com 6 gráficos gerados automaticamente que irão lhe ajudar a analisar e controlar os gastos ao longo do tempo, permitindo os ajustes necessários.

Calendário 2017 e agendador de tarefas 

Para manter a vida em ordem nada mais necessário do que uma agenda. Assim você terá tudo ao seu alcance: tarefas, compromissos, dias de trabalho, dias de folga e tudo mais.

A planilha irá funcionar como um calendário e reunirá todos os seus compromissos em um mesmo local. Essa já é a planilha mais baixada de 2017 no site. Confira você também.

Planejamento de viagens 

Viajar é a melhor coisa que já inventaram, e olha que já inventaram a internet e os carros autônomos. Uma pena que sair conhecendo novos lugares não seja tão barato quanto o 4G do seu celular.

Mas mesmo assim, cortando os supérfluos, ajeitando daqui, puxando dali e com muita organização você vai conseguir viajar nestas férias. Para auxiliar nisso temos uma planilha de planejamento de viagens que vai ajudar você a calcular o orçamento necessário para a próxima aventura, separando tudo por categorias, porcentagem correspondente, etc.

Planilha do consumo elétrico e previsão de gastos 

Uma das coisas certas dessa vida é a morte e o boleto da conta de luz no final do mês. O pior é que essa é uma conta difícil de prever, pois não tem um "plano", assim como a internet ou a Netflix. Agora, com o negócio das bandeiras tarifárias, então...

Por isso é que criamos essa planilha que vai calcular seu consumo do mês e o valor (muito) aproximado da fatura. Quando for usar atente para dados variáveis, como PIS e Cofins (que variam de mês a mês) e ICMS (que variam de estado para estado).

Orçamento pessoal simplificado 

Assim como os demais dessa lista, essa planilha permite a você colocar os seus gastos no Excel, tabular e ver os resultados. Daí é só escolher o que fica e o que continua, onde está sendo bem gasto o dinheiro e onde temos um problema.

Com categorias como despesas fixas e despesas variáveis, veja a porcentagem que determinado empenho (aluguel, carro, educação, etc.) está consumindo dos seus vencimentos.Tão simples que dispensa maiores explicações.

Planilha de financiamento e parcelas 

Mas se você é um dos poucos que tem grana sobrando, ou, se está com a grande maioria dos brasileiros e precisa parcelar se quiser comprar algo mais caro, temos também a solução: uma planilha que irá calcular financiamentos e lhe dar os valores totais do investimento.

Saiba quanto será o valor das parcelas, saiba quanto será o valor total do parcelamento/investimento a uma taxa de juros definida por você.

A planilha está pronta para trabalhar com os juros do modo Price, SAC e Cálculo Direto.

Planilha de meta econômica 

Agiram se você está tentando juntar a grana seja para investir ou viajar, podemos ajudar também, é claro.

Com a planilha de meta econômica você irá inserir o valor almejado e depois inserir o quanto conseguiu poupar a cada mês. A planilha irá mostrar quanto você está de bater a meta, quanto falta e quanto já foi economizado.

Planilha de checklist 

E se você é dos que esquecem das contas, então o que dizer das tarefas do dia a dia?

Aposto que muitos compromissos já foram perdidos por causa do esquecimento e da correria da vida, certo? Foi por isso que nós criamos essa planilha de checklist para que você planeje seu dia, e mais, vá marcando as tarefas concluídas para saber o que ainda resta a ser feito. Tem até um quadro informativo de desempenho para saber se você está deixando a desejar ou se está se comprometendo com suas tarefas.

Lista de compras 

Controlar os gastos da casa é mais do que atentar ao famigerado cartão de crédito, é também atentar, por exemplo, com os gastos com o supermercado, outro dos grandes vilões dos orçamentos.

Com a nossa planilha você irá ter controle sobre o que gastou, quanto gastou e como gastou. Precisa cortar algum supérfluo? O Excel vai te ajudar a ter um olhar mais amplo sobre onde está indo o dinheiro.

Além disso ela ainda funciona como uma listinha de compras e planejamento prévio. Fazer a listinha do caderninho é coisa do passado.

Controle de datas de aniversário 

A vida pessoal não é só contas, dinheiro e carreira, certo? Por isso que as pessoas, as relações e a vida social conta muito e não foi esquecida pelo pessoal do Aprender Excel.

Com esta planilha você nunca mais vai passar pelo constrangimento de esquecer do aniversário de um amigo ou colega, pois ela vai lhe avisar quando faltar menos de 1 semana. A planilha avisa até se a data já passou e se você tem que correr atrás do prejuízo. A conta do aniversário é automática através do dia informado pelo sistema operacional.

Quem ainda precisa do Facebook para lembrar dos aniversários?

Bom pessoal, essas foram 12 planilhas que serão úteis para sua vida financeira pessoal. Claro que você pode maximizar a efetividade ao misturar várias delas, por exemplo: a planilha de meta econômica com a planilha de planejamento de viagens e financiamento de parte do valor. Quando estiver viajando não esqueça de usar a planilha de cartão e a de orçamento pessoa para controlar as despesas.

E não esqueça de dar uma olhada no post das melhores planilhas para negócio