Hoje vamos falar de uma opção pouco conhecida no Excel (eu pelo menos não sabia até pouco tempo), a interseção de dados.

Esta ferramenta de interseção de dados pode ser aplicada a QUALQUER fórmula do Excel, ou seja, você poderá aplicar a interseção de dados em fórmula =Soma(), =Procv(), =Se(), etc. Mas afinal o que é esta tal interseção? Ficou complicado de entender? Com exemplos as coisas vão ficar claras. Confira:

Por exemplo, temos 2 grupos de dados abaixo (azul e amarelo). Vou fazer uma simples soma colocando como referências os grupos citados. Como irei usar o operador de interseção, que é o espaço, serão somados apenas os dados que estão tanto na referência 1 como na referência 2.

Assim, a fórmula a ser usada será =Soma(D2:E12 B6:G7). Veja que o resultado bate exatamente conforme o esperado: Somando as 4 células verdes (aquelas que estão tanto na referência 1 como na referência 2) temos o valor 203.

Atente mais uma vez que a fórmula está certinha e o operador de interseção é mesmo o espaço. Faço essa ressalva, pois já recebi um e-mail informando que eu havia cometido o erro de deixar o espaço ali hehe

Como disse, o operador de interseção pode ser usado com qualquer fórmula. Veja que agora a coloquei com um =Cont.Valores(). O resultado foi mesmo o esperado, afinal temos 4 células com valor.

A lógica é a mesma para 3, 4...50 referências de interseção. Veja um exemplo com 3 delas. A fórmula usada foi =Soma(D2:E12 B6:G7 E6:F15)

Explicando o cálculo acima: Intervalo 1 está representado pela quadrado na cor vinho, o intervalo 2 está representado pelo quadrado preto e o intervalo 3 pelo quadrado verde. A interseção entre os 3 são aquelas 2 células de fundo vermelho. O resultado é justamente o número 105.

Agora veja o que acontece quando colocamos 2 referências que não tem nenhum ponto em comum =Soma(D2:E12 F6:G7)

Para solucionar o problema é só corrigir o erro das referências que não estão se tocando. Para ver um post exclusivo sobre o assunto é só clicar aqui

Ficou claro? E se você ainda não tem bem definida a diferença entre os 3 operadores de interseção do Excel, clique aqui e confira. Além do espaço " " temos o dois pontos ":" e o ponto e vírgula ";".

Espero que tenham gostado da aula de hoje. Até a próxima