Você sabe o que é o Bitcoin? Ele é uma moeda virtual que criada para transações na internet e que é encriptada. Ou seja, as transações feitas utilizando a moeda não podem ser rastreadas.

Claro que no início (em 2009) ela gerou muita polêmica, principalmente por ser o método utilizado em quase todas as transações da deep web - e isso inclui drogas, armas, pornografia, etc. Porém, de lá para cá a moeda começou a se popularizar também por aqueles que utilizam a surface (a internet que você está surfando ao ler este post) por suas medidas de segurança e invisibilidade, cada vez mais necessária em tempos de vigilância extrema.

E a moeda desacreditada fez sucesso, viu? Seu criador - ou criadores, já que ninguém sabe quem inventou o Bitcoin - já foram indicados ao Nobel de economia por reinventar o modo como compramos e vendemos online, casas de câmbio já negociam a moeda (inclusive no Brasil) e até a Microsoft já a aceita em suas lojas virtuais.


A moeda virtual (e já um tanto quanto moeda real) valorizou 125% no ano de 2016, mais do que o dólar ou qualquer outra concorrente no mundo. E com a virada do ano e a cotação de 1 bitcoin batendo a cada dos mil dólares, ou mais exatamente US$ 1.022, no primeiro dia útil de 2017, a própria Microsoft anunciou que o Excel, em breve, irá trabalhar com o formato.

Tão logo o update entrar em vigor, você poderá utilizar não só o Excel, mas os demais programas do pacote Office, para rastrear, calcular e analisar os dados de Bitcoin no formato da própria moeda, assim como fazemos com real, euro, dólar, etc.

Para quem não lembra, as opções de moeda estão na guia "Página Inicial", grupo "Número", opção "Formato de Número de Contabilização".

A novidade deverá estar disponível no primeiro semestre de 2017 para Windows, Excel Online, Excel Mobile para Windows e Excel Mobile para Android.

As informações são do Oficina da Net.