A aula de hoje será rápida, porém, muito útil, isto porque vamos falar da junção de 2 funções importantíssimas do Excel que resultaram em outras 2 fórmulas, também muito úteis.

As 2 funções iniciais são =Média() e =Se() e as resultantes foram a =MédiaSe() e =MédiaSes(), que como você deve ter imaginado, irá calcular o valor médio dos valores de um determinado intervalo caso que atendam a uma ou várias condições.

Vamos ver uma por uma, mas antes tenha em mente o seguinte padrão que usaremos para a aula de hoje:

=MédiaSe()

A sintaxe da função é =MédiaSe(Intervalo, critérios para a condicional). Somente isso, bem simples mesmo. E sem mais delongas vamos aos exemplos para facilitar a visualização. Tendo em mente os valores que vimos acima, digamos que você precise saber a média de todos que estão acima de 30. Para isso vamos usar a fórmula =MÉDIASE(B4:F6;">30")

A partir daí o Excel vai pegar todos os valores que respeitam a condição, somá-los e, depois, dividir este valor obtido pelo número de células somadas, afinal, está é a descrição da média, correto? Didaticamente falando: a soma dos valores acima de 30 resulta em 638. Como são 8 células que foram somadas para gerar este valor agora é só dividir 638/8 que resultará em 79,750, igualzinho à resposta do Excel, pode colocar na sua calculadora.

Ah, as células com o fundo azul foram coloridas por mim, apenas para que fique mais fácil de você enxergar, ok? Mas caso queira, é bem fácil de efetuar o processo através de formatação condicional.

=MédiaSes()

Assim como há a função =Ses() para fazer cálculos que envolvam 2 condições ou mais, há a =MédiaSes() para o cálculo de média que envolvam mais de 2 condições. Simples assim.

A sintaxe será =MédiaSes(Intervalo da média, intervalo do critério 1, critério 1, intervalo do critério 2, critério 2...).

No nosso exemplo queremos saber a média dos valores que estão acima de 30 e abaixo de 50. Para tanto utilizamos a fórmula =MÉDIASES(C4:G6;C4:G6;">30";C4:G6;"<50") Veja que nosso caso foi tudo bastante simples, já que usamos o mesmo intervalo para tudo, mas você pode utilizar critérios de um canto ao outro da planilha sem problemas.

Lembrando que os critérios para comparação podem ser os mais variados possíveis, desde comparações. excusões, maiores que, menores que, igual, diferente, que contém, que não contenha, texto, etc.

Digamos, por exemplo, que você está fazendo um levantamento das compras do estoque e quer saber quando comprou de "Maçãs". Assim é só colocar "Maçãs" como critério de busca e a célula onde está a quantidade comprada no intervalo do critério. Caso não tenha ficado claro este último exemplo, confira este tutorial de =SomaSes() que você entenderá.