Divisão é uma das 4 operações básicas matemáticas - soma, divisão, multiplicação e subtração - e o Excel, por ser tão completo e realizar os mais diversos tipos de cálculo e funções, às vezes até esquecemos que ele pode fazer estas coisinhas mais simples.

Confira todas as operações básicas matemáticas:

Soma
Divisão
Subtração
Multiplicação

No entanto, dividir valores é essencial para planilhas que vão das mais simples às mais complexas. Quer um exemplo? As operações que calculam média. Todas as médias seguem o roteiro "total de valores" dividido pelos "números de elementos".

Inicialmente é preciso que você saiba que diferentemente da soma e multiplicação, a divisão não possui uma fórmula específica. Tudo o que você vai utilizar é a barra "/" que representa a operação.

Assim, para fazer uma simples divisão vamos usar a sintaxe =célula / célula ou então =(célula / célula ), ou ainda, =(célula) / (célula). Enfim, qualquer uma delas dará certo.

Exemplos? Confira:

Além disso, é claro que você pode usar as referências de valores diretamente e não as células. Por exemplo:

Mas o uso mais recorrente, certamente, será com o uso da divisão mesclada com outras fórmulas, inclusive, as demais fórmulas das operações matemáticas básicas.

Por exemplo: Digamos que você tem uma série de valores das suas vendas. São 15 vendas feitas por 3 vendedores. Você deseja saber quanto cada um deles vendeu em média. Assim, é só somar todos os valores utilizando a =Soma() e depois dividir por 3.

Legal que a "/" pode ser encadeada dentro de expressões maiores quando se tratar de contas que envolvam apenas aritmética.

Veja que no exemplo abaixo digitei todos os valores diretamente na célula, ou seja, não usei referências a qualquer outro local ou fórmulas. Note que misturei os demais sinais básicos matemáticos aprendidos e ele calculou corretamente levando em conta as 2 regras básicas de matemática:

1 - Ordem das operações: Primeiro resolve a multiplicação e divisão, depois resolve a soma e a subtração;
2 - Ordem dos parênteses: Começa o cálculo de 'dentro para fora' dos parênteses, ou em outras palavras: o que está dentro dos parênteses é resolvido primeiro.

Veja que antes, quando fizemos a divisão após a função =Soma() também respeitamos a regra dos parênteses

Erro #DIV/0

Bom, como você se lembrar lá das aulas de matemática, é terminantemente proibido dividir qualquer valor por 0. Essa é uma lei fundamental da matemática. Portanto, caso você tente essa divisão, o Excel irá retornar o seguinte erro.

Caso você se depare com este erro, é só verificar onde está ocorrendo a divisão por 0. Corrija e pronto.

E para saber mais sobre os diferentes tipos de erros, clique aqui