Já precisou transpor dados em sua tabela no Excel e teve de fazer todo este processo manualmente? Saiba que o aplicativo possui uma fórmula específica para realizar esta atividade de forma prática e rápida, sem se preocupar com a distorção dos resultados, pois isto não ocorre.

A função consiste em, basicamente, converter os intervalo de células vertical em um intervalo horizontal e vice-versa, ou seja, migrar os valores que estão em linhas para as colunas. Para que possamos compreender melhor esta função, vamos vê-la na prática. Suponha, para isso, que tenha uma tabela contendo nomes de pessoas e suas respectivas comissões de venda em cada um dos seis primeiros meses do ano e, de acordo com uma padronização no setor de RH, necessita-se dispor destas informações de forma a colocar as que estão em linhas, nas colunas. Veja como proceder:

1- Após os dados inseridos na tabela, verifique a quantidade de linhas e colunas que a mesma possui, a fim de conhecer o espaço que ocupará ao ser transposta.

2- Agora, marque a quantidade de linhas e colunas de forma invertida, isto é, ao invés de 9 linhas e 7 colunas, marcaremos 7 linhas e 9 colunas.

3- Digite a fórmula =TRANSPOR(A1:G9), referindo-se que a transposição será feita com toda a matriz selecionada.

 

4- Antes de dar ENTER, devemos colocar esta operação na forma matricial do Excel e, para isso, deve-se pressionar, simultaneamente, as teclas Ctrl+Shift+ENTER, o que retornará o resultado objetivado.

 

Pronto, sua transposição já está concluída. Com esta ferramenta, realize várias atividades e otimize suas tabelas, diferenciando-as; além de trazer mais facilidade para você.

Aproveitem esta dica pessoal, essa é uma das funções mais uteis do Excel e pode lhe poupar muita dor de cabeça.