Em um computador de algum familiar, ou até mesmo no seu, você já se viu impossibilitado de visualizar um documento do Excel porque não possuía o Pacote Office instalado? Muitos usuários acabam por passar por estes impasses, pois muitas vezes suas máquinas não possuem o programa e há necessidade de comprá-lo, cujo valor é relativamente alto. Porém, há uma facilidade referente a esta questão, trata-se de um programa, gratuito, disponibilizado pela Microsoft que permite ao usuário a visualização de seus documentos.

O Excel Viewer é responsável pela abertura, exibição e impressão de pastas de trabalho Excel, mesmo que o Excel não esteja instalado no PC. Além disso, é possível copiar os dados do Excel Viewer para outro programa. No entanto, há uma limitação em sua interatividade com o documento, onde não é permitido a edição e salvamento dos dados ou criação de um novo. Caso o usuário faça uso de uma versão mais antiga deste de aplicativo, ou seja, o Excel Viewer 97, o download aqui explanado a atualizará.

Outra grande facilidade em relação a abertura e visualização de documentos Excel é quando este se encontra salvo no SkyDrive, neste caso, não torna-se necessário nem a instalação deste visualizador, pois o SkyDrive já possuí o Excel Web App acoplado em sua plataforma, permitindo a ação diretamente através do navegador de internet. De acordo com a Microsoft, se você possuir permissões, por meio deste método web, é possível efetuar edições na pasta de trabalho. Uma maneira prática e facilitada de armazenar e compartilhar estas pastas do SkyDrive é através do envio de um link da mesma pelo Hotmail. Entre no Hotmail, inicie uma nova mensagem de email e clique em Documentos do Office para carregar a pasta de trabalho. Um link para a mesma será incluído na mensagem. Se você clicar no link, a pasta de trabalho será aberta no navegador.

Fonte: Microsoft

Para efetuar o download e instalação do aplicativo Excel Viewer, basta acessar a página da Microsoft através do Link e clicar em Baixar.

Irá abrir uma janela onde a Microsoft lhe oferecerá outros aplicativos para download simultâneo ao Excel Viewer, caso opte por não fazê-los, seleciona a opção Não, obrigado e continue.

Então se iniciará o download. Aguarde o seu término e efetue a instalação do aplicativo, escolhendo o disco do computador ao qual deseja instalá-lo. Após a conclusão, confime, clicando em OK.

O layout do programa lembra o próprio Excel, porém composto por poucas tarefas. As atividades estão elencadas em uma única aba, de fácil acesso e manuseio, possibilitando a configuração de impressão da pasta de trabalho, procura de células, cópia de dados e a abertura de outros documentos.

 

Aproveitem esta dica pessoal, essa é uma das funções mais uteis do Excel e pode lhe poupar muita dor de cabeça.