Artigos

Dicas dos maiores especialistas de Excel do Brasil

Por onde começar a Aprender Excel?? Quais os tópicos mais importantes para quem está no início da jornada? Confira as dicas de 11 especialistas no assunto!!

Por Maximiliano Meyer em 11/04/2018 às 15:00 - atualizado: 11/04/2018 15:00

Você está querendo Aprender Excel mas não sabe por onde começar? Que tal começar pelas dicas dos maiores especialistas em Excel do Brasil? E digo mais, além de ter os maiores especialistas tem ainda as dicas deste seu amigo que escreve pro Aprender Excel, e, embora eu não seja especialista eu fui sincero na minha opinião para os leitores. 

Quem fez o meio de campo e foi o responsável por colher a opinião do pessoal foi o amigo Hermes Santos do site Excel Easy que você, certamente, já conhece, afinal, diversas planilhas daqui do site foram criadas em parceira com o Excel Easy.

A pesquisa foi "simples". 11 mantenedores de sites e blogs sobre Excel receberam as seguintes perguntas: Como aprender Excel? e, Por onde começar?

A partir daí foi com cada um.

O meu conselho foi o seguinte:

O mais importante quando se pretende aprender Excel é focar no que você deseja extrair do Excel. Não é por acaso que ele é o software de escritório mais usado no mundo.

O Excel tem milhares de aplicações, das mais simples às mais complexas: Pode ser usado para o dia a dia e organização de finanças pessoais e ganho de eficiência no escritório até cálculos de engenharia, estatística, organização de dados, levantamento de tendências e insights para o negócio, automatização de tarefas rotineiras, etc.

Por isso minha dica inicial é definir onde você quer introduzir o Excel em sua vida. Não estude aulas avançadas caso seu interesse seja apenas monitorar os gastos do cartão de crédito e economizar uma grana no final do mês. Em outras palavras, não se deve matar formigas com um tiro de bazuka :D

Comece pelo básico e vá indo conforme seu interesse e gosto por aprender. Aliás, não indico, por exemplo, que qualquer um estude mineração de dados no Excel “só porque dá dinheiro”, por exemplo. Estude o que você gosta e o que o motiva.

Da mesma forma, não pule etapasEstude o básico do básico, mesmo que você acha que já sabe tudo daquele tema.

Dica: Ninguém sabe tudo sobre alguma coisa e, na pior das hipóteses, você vai apenas reforçar e consolidar seu conhecimento no assunto. Começar do meio para a frente sem ter uma base legal vai fazer você se perder lá na frente, mais cedo ou mais tarde. Como consequência você ainda vai se desmotivar e querer desistir da ferramenta.

Abaixo você confere um resumão da opinião dos especialistas. Depois é só clicar aqui para ver todas as falas completas.

Dicas dos maiores especialistas de Excel do Brasil

 

relacionados

Participe
do nosso grupo

recentes

compartilhe este post

comentários

  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar