Quem nunca, ao ir salvar uma planilha feita no Excel, ficou em dúvida entre as tantas opções que se apresentam? Muitas pessoas desconhecem a maioria das formas de arquivamento que existem no que se refere a planilhas eletrônicas. Por isso, iremos explicar um pouco de cada uma das opções a fim de facilitar sua tomada de decisão.

O Excel possui em sua opção de Salvar como, diversas formas que podemos usufruir, de acordo com a finalidade que queremos direcionar nossa planilha. Cada forma de arquivamento proposta, salva a planilha com formatos (terminações) diferentes. O formato padrão do Excel, por exemplo, é .xls, já o formato habilitado para macro é .xlsm.  No entanto, dentre esta extensa lista disposta pelo software, citaremos e explicaremos as principais e mais úteis.

Como as mais utilizadas e sendo de extrema importância sabermos distingui-las, temos as que se seguem ao selecionarmos a opção Salvar como.

Onde:

  • Pasta de Trabalho do Excel

Esta é a forma mais simples e mais utilizada também pelos seus usuários, sendo proposta automaticamente pelo programa. Trata-se, simplesmente, de salvar a planilha de modo que possa realizar toda e qualquer alteração necessária posteriormente, tendo acesso livre a mesma. Porém, esta forma é usada somente para planilhas que não possuem VBAs.

  • Pasta de Trabalho Habilitada para Macro do Excel

Utiliza-se esta opção quando se tem na planilha a ser salvar uma macro, VBA ou módulo, ou seja, execução de tarefas pré-programadas, inseridas através de linhas de códigos e comandos.  Essas 'tarefas' podem ser qualquer trabalho que possa ser executado no Excel, desde operações simples até procedimentos complexos.

  • Pasta de Trabalho Binária do Excel

Use-a quando possuíres uma pasta de trabalho especialmente muito grande; esta forma de arquivamento fará com que seu documento seja aberto mais rapidamente do que se fosse salvo como Pasta de Trabalho do Excel simplesmente. Com este formato, ainda terás a disposição novos recursos para o arquivo.

  • Pasta de Trabalho de Excel 97 - 2003

Usada quando se quer salvar um documento criado no Excel 2007, ou superior, e deseja-se que o documento seja aberto, compatível com edições inferiores do software, como Excel 97 - 2003. Geralmente utilizado por pessoas que compartilham arquivos com outros usuários que não possuem as versões mais recentes do Excel.

  • Planilha OpenDocument

Ao salvar o seu arquivo para que este abra no OpenDocument, deve se tomar alguns cuidados, pois nesta transformação, poderá haver algumas mudanças ou perdas em parte da formatação. Isto se deve ao fato de que os recursos e opções, no que tange a formatação e tabelas dos aplicativos de Planilha OpenDocument e Excel, oferecem diferentes suportes.

  • PDF ou XPS

Permite salvar o arquivo nos formatos PDF ou XPS, facilitando muito na hora de anexar este num e-mail. O PDF preserva a formatação do documento e possibilita o compartilhamento de arquivo; é útil também para documentos que serão reproduzidos com o uso de métodos de impressão comercial. O XPS possui a finalidade de evitar que os arquivos salvos com ele sejam modificados.

Observação: ao formatar um documento nos formatos PDF ou XSP, este não poderá ser revertido para uma pasta de trabalho. Por isso, recomenda-se salvar, primeiramente, uma cópia do mesmo em forma de pasta de trabalho e outra no formato PDF/XPS desejado.

  • Outros Formatos

Contém a lista completa de formatos de arquivamento para planilhas dispostos pelo Excel. A seguir, veja uma tabela com os formatos, e suas respectivas extensões, de arquivos produzidos pelo Excel. Assim, você poderá optar por qual forma satisfaz o seu objetivo ou, até mesmo, que tipo de planilha recebeu.

FORMATO

EXTENSÃO

DESCRIÇÃO

Pasta de trabalho do Excel

.xlsx

O formato de arquivo padrão com base em XML do Office Excel 2007. Ele não pode armazenar o código de macro do Microsoft VBA (Visual Basic for Applications) ou planilhas de macro do Microsoft Office Excel 4.0 (.xlm).

Pasta de trabalho do Excel (código)

.xlsm

O formato de arquivo do Office Excel 2007 baseado em XML e habilitado por macro. Ele armazena código de macro VBA ou planilhas de macro do Excel 4.0 (.xlm).

Pasta de Trabalho Binária do Excel

.xlsb

O formato de arquivo binário do Office Excel 2007 (BIFF12).

Modelo

.xltx

O formato de arquivo padrão do Office Excel 2007 para um modelo do Excel. Ele não pode armazenar código de macro VBA ou planilhas de macro do Excel 4.0 (.xlm).

Modelo (código)

.xltm

O formato de arquivo padrão do Office Excel 2007 habilitado por macro para um modelo do Excel. Ele armazena código de macro VBA ou planilhas de macro do Excel 4.0 (.xlm).

Pasta de Trabalho do Excel 97- Excel 2003

.xls

O formato de arquivo binário do Excel 97 - Excel 2003 (BIFF8).

Modelo do Excel 97- Excel 2003

.xlt

O formato de arquivo binário do Excel 97 - Excel 2003 (BIFF8) para um modelo do Excel.

Pasta de trabalho do Microsoft Excel 5.0/95

.xls

O formato de arquivo binário do Excel 5.0/95 (BIFF5).

XML Spreadsheet 2003

.xml

Formato de arquivo do XML Spreadsheet 2003 (XMLSS).

XML Data

.xml

Formato do XML Data.

Suplementos do Excel

.xlam

O suplemento do Office Excel 2007 baseado em XML e habilitado por macro, um programa de suplemento que é projetado para executar código adicional. Ele fornece suporte ao uso de projetos VBA e de planilhas de macro do Excel 4.0 (.xlm).

Suplemento do Excel 97-2003

.xla

O Suplemento do Excel 97-2003, um programa complementar que foi projetado para executar código adicional. Oferece suporte para o uso de projetos do VBA.

Pasta de Trabalho do Excel 4.0

.xlw

Um formato de arquivo do Excel 4.0 que salva apenas planilhas, planilhas de gráfico e planilhas de macro. Você pode abrir uma pasta de trabalho nesse formato de arquivo no Office Excel 2007, mas não pode salvar um arquivo do Excel nesse formato de arquivo.