Quantas vezes você já teve de editar manualmente células de uma planilha ou até mesmo desistir do que queria fazer? Pois bem, com o Excel é possível mesclar, unir células, ou conjunto de células, em uma só. Isto irá facilitar o uso deste software, tornando sua planilha mais organizada.

Esta ferramenta, que esta localizada na caixa "Alinhamento", na aba "Início" (como mostra a figura), nos disponibiliza três formas diferentes de fazermos esta mesclagem:

1ª - Mesclar e centralizar: consiste em unir uma ou mais colunas, em uma célula só, e ainda centralizar o texto da mesma.

Suponha que no site Aprender Excel estejam divididos os conteúdos em módulos. Considere que na célula "B2" esteja o título da planilha e objetiva-se que esta célula una-se com as demais ao lado, até o limite marcado com o fim dos módulos. E deseja-se, também, centralizar este título. Para isto, selecione a(s) linha(s) a ser (em) unida(s), e depois clique na opção "Mesclar e Centralizar", localiza no quadro de Alinhamento.

Observe que a célula "B2", quando mesclada com as demais da linha, se tornaram uma só e, ainda, com seu título centralizado.

2ª - Mesclar através: usa-se quando não se quer centralizar ou quando não há texto algum.

Vamos supor, agora, que se quer mesclar várias linhas, até então vazias, para depois introduzir as informações. Para isto, selecione as linha/colunas que queira mesclar e, posteriormente, selecione a opção "Mesclar através", e observe o resultado.

3ª - Mesclar Células: usa-se quando deseja unificar, tornar uma só célula, um conjunto de linhas e/ou colunas.

Considere que deseja-se unir um conjunto de linhas em uma única grande célula. Selecione as linhas que deseja unificar, e clique na opção "Mesclar Células", e observe o que se resulta.

Até a próxima.