fechar

Aprender Excel

APRENDER EXCEL

DICAS E NOVIDADES SOBRE EXCEL

Como mesclar (juntar) células no Excel

por: Felipe Paranhos em Dicas, no dia 13/09 | 14:13

Quantas vezes você já teve de editar manualmente células de uma planilha ou até mesmo desistir do que queria fazer? Pois bem, com o Excel é possível mesclar, unir células, ou conjunto de células, em uma só. Isto irá facilitar o uso deste software, tornando sua planilha mais organizada.

Esta ferramenta, que esta localizada na caixa Alinhamento, na aba Início (como mostra a figura), nos disponibiliza três formas diferentes de fazermos esta mesclagem:

1ª - Mesclar e centralizar: consiste em unir uma ou mais colunas, em uma célula só, e ainda centralizar o texto da mesma.

Suponha que no site Aprender Excel estejam divididos os conteúdos em módulos. Considere que na célula B2 esteja o título da planilha e objetiva-se que esta célula una-se com as demais ao lado, até o limite marcado com o fim dos módulos. E deseja-se, também, centralizar este título. Para isto, selecione a(s) linha(s) a ser (em) unida(s), e depois clique na opção Mesclar e Centralizar, localiza no quadro de Alinhamento.

Observe que a célula B2, quando mesclada com as demais da linha, se tornaram uma só e, ainda, com seu título centralizado.

2ª - Mesclar através: usa-se quando não se quer centralizar ou quando não há texto algum.

Vamos supor, agora, que se quer mesclar várias linhas, até então vazias, para depois introduzi-las informações. Para isto, selecione as linha/colunas que queira mesclar e, posteriormente, selecione a opção Mesclar através, e observe o resultado.

3ª - Mesclar Células: usa-se quando deseja unificar, tornar uma só célula, um conjunto de linhas e/ou colunas.

Considere que deseja-se unir um conjunto de linhas em uma única grande célula. Selecione as linhas que deseja unificar, e clique na opção Mesclar Células, e observe o que se resulta.

Até a próxima.