Aprender Excel

APRENDER EXCEL

DICAS E NOVIDADES SOBRE EXCEL

Como mesclar (juntar) células no Excel

por: Felipe Paranhos em Dicas, no dia 13/09 | 14:13

Quantas vezes você já teve de editar manualmente células de uma planilha ou até mesmo desistir do que queria fazer? Pois bem, com o Excel é possível mesclar, unir células, ou conjunto de células, em uma só. Isto irá facilitar o uso deste software, tornando sua planilha mais organizada.

Esta ferramenta, que esta localizada na caixa Alinhamento, na aba Início (como mostra a figura), nos disponibiliza três formas diferentes de fazermos esta mesclagem:

1ª - Mesclar e centralizar: consiste em unir uma ou mais colunas, em uma célula só, e ainda centralizar o texto da mesma.

Suponha que no site Aprender Excel estejam divididos os conteúdos em módulos. Considere que na célula B2 esteja o título da planilha e objetiva-se que esta célula una-se com as demais ao lado, até o limite marcado com o fim dos módulos. E deseja-se, também, centralizar este título. Para isto, selecione a(s) linha(s) a ser (em) unida(s), e depois clique na opção Mesclar e Centralizar, localiza no quadro de Alinhamento.

Observe que a célula B2, quando mesclada com as demais da linha, se tornaram uma só e, ainda, com seu título centralizado.

2ª - Mesclar através: usa-se quando não se quer centralizar ou quando não há texto algum.

Vamos supor, agora, que se quer mesclar várias linhas, até então vazias, para depois introduzi-las informações. Para isto, selecione as linha/colunas que queira mesclar e, posteriormente, selecione a opção Mesclar através, e observe o resultado.

3ª - Mesclar Células: usa-se quando deseja unificar, tornar uma só célula, um conjunto de linhas e/ou colunas.

Considere que deseja-se unir um conjunto de linhas em uma única grande célula. Selecione as linhas que deseja unificar, e clique na opção Mesclar Células, e observe o que se resulta.

USANDO A FUNÇÃO CONCATENAR

CONCATENAR significa justapor, ou seja, unir as informações, textos contidos em duas ou mais células. Nesta função também é possível acrescer sequências de texto fixas, como por exemplo: (espaço simples), (espaço, hífen, espaço), METROS(espaço simples, texto qualquer).

Suponha que em uma coluna estejam contidos dois nomes próprios e um nome de rua, e na coluna ao lado, seus respectivos pares, ou seja, sobrenomes e restante do endereço. Deseja-se unir as duas informações e para que isso seja possível faremos uso desta função.

1 - Para unirmos as células com os nomes próprios, faremos uso da função =CONCATENAR(texto;;texto) para as duas células. OBSERVAÇÃO:  entre os textos, significa que estamos inserindo um espaço simples entre os dois..

2 - Já, para a célula com o nome da rua, usaremos a função =CONCATENAR(texto;;texto), a fim de unir as duas células com um traço entre elas.

Pronto, agora você já aprendeu mais algumas ferramentas disponibilizadas pelo Excel. Teste-as a vontade e descubra a infinidade de tarefas que poderás realizar com este software fantástico.