O Excel, além de nos proporcionar uma ampla variedade de utilidades, ferramentas e funções que nele podem ser executadas, também nos possibilita fazer a troca da cor de sua pasta de trabalho. Tanto este quanto os demais softwares do Pacote Office, vêm com uma cor padrão de fundo, o azul. Porém, se você está cansado da cor atual, saiba que é possível optar por mais duas cores distintas, além do azul padrão, o preto e/ou prata.

No entanto, quanto se muda a coloração do fundo de um aplicativo Office, os demais são automaticamente modificados para a cor selecionada, impossibilitando, por exemplo, de escolhermos uma cor distinta para cada um. Pois bem, para que possamos realizar esta alteração, devemos proceder da seguinte maneira:

1 - Abra o Excel e clique no botão do Office, localizado no canto superior esquerdo da área de trabalho do programa e selecione Opções do Excel.

2 - Abrirá uma janela e, na aba Mais Usados, localize Esquema de Cores.

3 - Veja que há disponível três opções de cores: Azul, Prateado e Preto. Opte por uma destas e, após, clique em OK.

4 - O Excel ficou com a cor desejada.

Esta é uma alternativa para diversificar um pouco seu ambiente de trabalho no Excel. Com novas cores, o aplicativo fica com uma aparência customizada e melhor de trabalhar. Porém, a versão 2007 somente apresenta estas três cores de alternativa, espera-se, portanto, que em próximas edições, os softwares apresentem uma maior variedade de cores disponíveis.

Aproveitem esta dica pessoal, essa é uma das funções mais uteis do Excel e pode lhe poupar muita dor de cabeça.